BusinessTimes

Itaú fecha a compra de participação na XP, diz Estadão

11 maio 2017, 12:32 - atualizado em 05 nov 2017, 14:04

XP Investimentos

O Itaú fechou a compra de uma participação minoritária de 49% na XP Investimentos, informa a coluna Direto da Fonte do Estadão. O valor não foi divulgado, mas fala-se – segundo a Exame.com – em um montante de R$ 6 bilhões.

Leia também: Quem ganha com a Itaú e XP juntos? Empiricus e Eleven comentam impactos

Os analistas do Credit Suisse avaliam que o valor parece estar em linha na comparação com exemplos internacionais do setor, como a Etrade (18 vezes o luro esperado para 2017) e a Charles Schwab (25 vezes). Isso tudo, lembra o banco, sem levar em conta o perfil de alto crescimento do negócio.

Com o lucro líquido estimado de R$ 480 mi para 2017 – ventilado pelo Valor – a XP negociaria a 25 vezes. Desta forma, os analistas calculam que a compra seria neutra para o Itaú no primeiro ano, mas marginalmente positiva a partir do segundo, “mas não seria transformacional”, avalia.

IPO

Apesar da entrada do banco, a corretora pretende continuar com os seus planos para uma venda de ações na B3 (IPO). O pedido de análise foi realizado ontem e prevê uma oferta primária e secundária. (Veja o prospecto no final do texto).

Segundo o documento, os valores a serem captados na operação serão utilizados para “crescimento orgânico e inorgânico da companhia e de suas controladas, lançamento de produtos de crédito e pagamento da aquisição da Rico”.

Prospecto do IPO da XP Investimentos

Compartilhar

WhatsAppTwitterLinkedinFacebookTelegram
Fundador do Money Times | Editor
Fundador do Money Times. Antes, foi repórter de O Financista, Editor e colunista de Exame.com, repórter do Brasil Econômico, Invest News e InfoMoney.
gustavo.kahil@moneytimes.com.br
Twitter Linkedin
Fundador do Money Times. Antes, foi repórter de O Financista, Editor e colunista de Exame.com, repórter do Brasil Econômico, Invest News e InfoMoney.
Twitter Linkedin
A Super Quarta vem aí!

Saiba o que esperar das decisões de juros no Brasil e nos EUA com o Giro do Mercado

*Ao clicar no botão você autoriza o Money Times a utilizar os dados fornecidos para encaminhar conteúdos informativos e publicitários.

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies.

Fechar