Conteúdo BTG Pactual

Itaú (ITUB4) deixa carteira de 10 ações mais recomendadas pelo BTG Pactual em dezembro para dar lugar à ação de energia

03 dez 2025, 16:00 - atualizado em 02 dez 2025, 15:49
Itaú ações
O BTG Pactual revisitou sua carteira recomendada de ações mensal e decidiu retirar a indicação em Itaú (ITUB4) vislumbrando um “gatilho” de valorização em outro papel. (Imagem: Joa_Souza/iStock)

Nesta semana, o BTG Pactual — reconhecido como o principal banco de investimento da América Latina — revelou a seleção das 10 ações que considera mais atrativas para investir em dezembro. Entre as mudanças anunciadas, chamou atenção a saída do Itaú (ITUB4) da lista. 

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Conforme explica a instituição financeira, os papéis do Itaú permaneceram na carteira por muitos meses e apresentaram um resultado bastante robusto ao longo do ano. No acumulado de 2025, as ações ITUB4 avançaram 48,61%, de acordo com dados do Google Finance: 

Fonte: Google Finance (consulta em 02/12/2025) 

Dessa forma, para o BTG Pactual, a saída do Itaú da carteira recomendada foi uma realização de lucros. E, além disso, uma oportunidade de dar espaço para outra ação que está em um bom momento de compra agora. 

Trata-se de um papel de empresa do setor de geração de energia que, apesar do desempenho forte neste ano, tem um “gatilho” que pode destravar ainda mais valor no ano de 2026. 

Itaú (ITUB4) dá lugar à Eneva (ENEV3) na carteira de ações do BTG Pactual em dezembro

A ação que ganhou o lugar do Itaú (ITUB4) na carteira recomendada de 10 ações selecionadas pelo BTG Pactual para dezembro foi a Eneva (ENEV3)

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

A ação de geração de energia foi adicionada com um peso de 10% e tem uma justificativa estratégica, segundo o banco de investimentos. Isso porque, com o papel da companhia, a carteira está ganhando exposição ao próximo leilão de capacidade energética, previsto para março de 2026

Em março do ano que vem, o Brasil realizará seu segundo leilão de Capacidade. O evento deve recontratar usinas térmicas prestes a expirar (ou já expiradas). Além disso, também deve contratar nova capacidade térmica. 

As informações sobre a demanda total e o preço máximo não são divulgadas antes do evento, mas o BTG Pactual espera que as duas variáveis sejam bastante favoráveis para novos projetos. Dessa forma, o evento deve representar um Valor Presente Líquido (VPL) e uma adição de preço-alvo bastante relevantes para a Eneva, nas estimativas do banco. 

Em outras palavras, a partir de março de 2026, os papéis da companhia podem ter uma valorização relevante e estar posicionado neste momento significa comprar uma ação com potencial de ganho de capital pagando menos por ela. 

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Cabe destacar que, no ano, as ações da Eneva (ENEV3) valorizaram 115%, segundo dados do Google Finance. Ou seja, mais do que dobraram o capital de quem estava posicionado nos papéis desde o início de 2025. 

Mas é claro que a Eneva é apenas uma das recomendações do BTG Pactual para investir em dezembro. Além dela, o banco de investimentos selecionou outros 9 papéis de empresas que estão em uma oportunidade de compra agora. E a boa notícia é que você pode conhecer todas as indicações gratuitamente

RELATÓRIO GRATUITO: CONHEÇA AS 10 AÇÕES MAIS RECOMENDADAS PELO BTG PACTUAL PARA INVESTIR EM DEZEMBRO

BTG Pactual libera relatório com as 10 ações mais indicadas para dezembro

Para o BTG Pactual, mesmo após o forte desempenho da bolsa neste ano, as ações brasileiras continuam baratas, sendo negociadas a 10,4 vezes o P/L 12 meses à frente, um desvio padrão abaixo de sua média histórica. 

E, com a expectativa de queda de juros no ano que vem, o banco espera que o lucro das empresas – especialmente as mais alavancadas e com dívidas atreladas à Selic – devem melhorar gradualmente ao longo de 2026. 

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Apenas para ilustrar, a taxa média da Selic em 2025 é de 14,6%, cerca de 360 bps acima da taxa de 2014. Em 2026, o BTG estima que a taxa média da Selic deva cair para 150 bps, para 13,1%.  

O que significa, em outras palavras, um “alívio” importante para a performance das empresas no ano que vem, que deve se traduzir em lucros maiores, resultados consolidados mais robustos e, consequentemente, valorização das ações na bolsa. 

Diante disso tudo, o BTG Pactual selecionou os 10 papéis de empresas mais recomendados para investir reta final do ano, visando começar 2026 já com o “pé direito”. 

Essas recomendações foram disponibilizadas em um relatório gratuito para todos os leitores interessados. Para acessar, tudo o que você precisa fazer é clicar no botão abaixo e preencher o seu cadastro, que também é gratuito. 

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Lembre-se: você não pagará nada em nenhum momento, mas pode ganhar muito com todas as informações que vai encontrar: 

RELATÓRIO GRATUITO: CONHEÇA AS 10 AÇÕES MAIS RECOMENDADAS PELO BTG PACTUAL PARA INVESTIR EM DEZEMBRO

DISCLAIMER 

Este material não tem relação com objetivos específicos de investimentos, situação financeira ou necessidade particular de qualquer destinatário específico, não devendo servir como única fonte de informações no processo decisório do investidor que, antes de decidir, deverá realizar, preferencialmente com a ajuda de um profissional devidamente qualificado, uma avaliação minuciosa do produto e respectivos riscos face a seus objetivos pessoais e à sua tolerância a risco (Suitability). 

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Compartilhar

WhatsAppTwitterLinkedinFacebookTelegram
Editora de conteúdo na Empiricus. Jornalista formada pela Universidade de São Paulo (ECA-USP) e pós-graduada em Comunicação e Marketing Digital pela ESPM.
Editora de conteúdo na Empiricus. Jornalista formada pela Universidade de São Paulo (ECA-USP) e pós-graduada em Comunicação e Marketing Digital pela ESPM.
Por dentro dos mercados

Receba gratuitamente as newsletters do Money Times

OBS: Ao clicar no botão você autoriza o Money Times a utilizar os dados fornecidos para encaminhar conteúdos informativos e publicitários.

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies.

Fechar