Leia os avisos legais em avenue.us. Intermediação Coin DTVM

Itaú sugere operação com derivativos para queda do Ibovespa no curto prazo

Gustavo Kahil
18/01/2017 - 21:00

O Itaú divulgou hoje análise com a sugestão de operação com derivativos para se proteger de uma eventual queda do Ibovespa após a forte alta do índice no início deste ano, mostra um relatório enviado a clientes nesta quarta-feira.

Os analistas Lucas Tambellini, Fabio Perina, Tiago Binsfeld e Eduardo Marzbanian, ressaltam que o banco tem uma visão otimista para o Ibovespa no ano como o resultado da “aprovação das reformas fiscais (como, por exemplo, a aprovação da reforma da Previdência Social), um ritmo agressivo de cortes nas taxas de juros e alavancagem operacional”, dizem.

Veja outras recomendações de ações

“Na última semana um destes fatores começou a ocorrer, já que o BC anunciou corte de 75 pontos-base na taxa Selic e sinalizou que o movimento de queda de juros deve continuar forte. Nosso time macroeconômico acredita em mais um corte de 75 pontos-base na próxima reunião em fevereiro”, explicam.

Isso, segundo eles, foi o principal motivador para a forte valorização em janeiro. “No entanto, acreditamos que neste ano deva ocorrer muita volatilidade e, portanto, para clientes que queiram fazer uma operação de proteção para a carteira estamos sugerindo a compra de Put Spread em Ibov para o próximo mês”, afirmam.

Operação “put spread”

Para construir a operação, os analistas sugerem a operação “put spread”. Como explica o próprio Itaú, isso se dá quando o cliente compra uma opção de venda (put) com preço de exercício (strike) superior, e vende uma opção de venda (PUT) com preço de exercício (strike) inferior. Assim, define o banco, a perda e o ganho máximo são conhecidos no momento da operação.

A compra da opção de venda  é indicada com o preço de exercício em 63 mil pontos (IBOVN63) e, na venda da opção de venda (put), um exercício inferior em 60 mil (IBOVN60).

“A estratégia busca se beneficiar de um cenário de queda curto prazo do Ibovespa, oferecendo uma boa alavancagem ao cliente na operação. Entendemos que as opções consistem em um bom instrumento, pois a perda do cliente é limitada”, afirma o relatório.

Última atualização por - 05/11/2017 - 14:08

Chegou a nova newsletter Comprar ou Vender
As melhores dicas de investimentos, todos os dias, em seu e-mail. É grátis!
Ao clicar no botão você autoriza o Money Times a utilizar os dados fornecidos para encaminhar conteúdos informativos e publicitários.
Cotações Crypto