Empresas

Itaúsa (ITSA4) rescinde acordo de acionistas da XP (XPBR31)

10 jul 2023, 9:20 - atualizado em 10 jul 2023, 9:20
Itaúsa
Itaúsa vem reduziu a participação na XP desde 2021. (Imagem: Itausa)

A Itaúsa (ITSA4) informou nesta segunda-feira (10) que rescindiu o acordo de acionistas da XP (XPBR31).

Com isso, os membros indicados pela Itaúsa no Conselho de Administração e no Comitê de Auditoria da XP renunciarão aos seus cargos.

A Itaúsa deixará de registrar contabilmente o investimento na XP pelo método de equivalência patrimonial, passando a tratá-lo como ativo financeiro mensurado a valor justo, informou a holding.

Essa mudança no tratamento contábil pela Itaúsa, conforme exigido pelas normas contábeis, impactará positivamente o resultado do terceiro trimestre de 2023 em, aproximadamente, R$ 860 milhões (valor líquido), considerando a cotação da ação da XP e a taxa de câmbio de fechamento de 07 de junho.

“A Companhia manterá o plano de desinvestimento na XP, conforme já comunicado, por não se tratar de ativo estratégico, sendo que os recursos a serem obtidos serão destinados majoritariamente ao reforço de caixa e à ampliação do nível de liquidez da Itaúsa”, disse.

A Itaúsa vem reduziu a participação na XP desde 2021 e hoje tem uma fatia de 4,28% do capital social total da corretora e 1,51% do capital votante.

Veja o comunicado da Itaúsa

Editor
Jornalista formado pela Universidade Federal do Paraná (UFPR), com MBA em finanças pela Estácio. Colaborou com Gazeta do Povo, Estadão, entre outros.
Linkedin
Jornalista formado pela Universidade Federal do Paraná (UFPR), com MBA em finanças pela Estácio. Colaborou com Gazeta do Povo, Estadão, entre outros.
Linkedin
Giro da Semana

Receba as principais notícias e recomendações de investimento diretamente no seu e-mail. Tudo 100% gratuito. Inscreva-se no botão abaixo:

*Ao clicar no botão você autoriza o Money Times a utilizar os dados fornecidos para encaminhar conteúdos informativos e publicitários.