Cotações por TradingView
Cotações por TradingView

Ivan Sant’Anna: a tragédia de 1929, uma das causas da Segunda Guerra Mundial, pode se repetir?

21/03/2020 - 17:35
Mercados queda
A tragédia de 1929, que inclusive foi uma das causas da Segunda Guerra Mundial, pode se repetir? (Imagem: REUTERS/Kai Pfaffenbach)

Nota do editor: Por causa da crise gerada pelo Coronavírus, a Inversa está relançando uma obra que se tornou urgente para todo investidor. Ivan Sant’Anna, em seu aclamado livro “1929”, relata os bastidores da maior crise da história do mercado. E, mais importante, como você pode usar suas lições para investir na crise atual. Leia abaixo e garanta aqui a sua cópia (com valor especial).

Caro leitor,

A Inversa está relançando com exclusividade o livro “1929: Quebra da bolsa de Nova York: a história real dos que viveram um dos eventos mais impactantes do século”, de minha autoria e publicado pela primeira vez em 2014.

Até pouco tempo atrás, “1929” vendia mais do que todos os meus outros livros somados. Depois, quando os exemplares se esgotaram, os direitos de publicação retornaram para mim.

Além do texto original, a edição da Inversa inclui dois artigos que escrevi especialmente para celebrar a ocasião.

“1929” engloba três fases: os Esfuziantes Anos Vinte (The Roaring Twenties); a derrocada da Bolsa de Valores de Nova York, que culminou com a Black Tuesday, em 29 de outubro de 1929; e a Grande Depressão, que afetou toda a economia mundial.

Entre dezenas de outras obras, três livros magníficos retrataram cada um desses períodos:

“O Grande Gatsby (The Great Gatsby)”, ficção de F. Scott Fitzgerald, mostra como era a alta sociedade naquela época em que, nos Estados Unidos, julgava-se que surgira uma sociedade na qual todos seriam ricos.

“The Day the Bubble Burst”, de Gordon Thomas, não traduzido para o português, relata como aconteceu o crash.

“As Vinhas da Ira (The Grapes of Wrath)”, de John Steinbeck, também ficção e um dos grandes clássicos da literatura norte-americana do século XX, tendo inclusive ganho o prêmio Pulitzer. Ele narra a saga de uma família de lavradores que foge do estado de Oklahoma para a Califórnia em busca de um emprego de catador de frutas que lhes permita ao menos não morrer de fome.

Sem querer ir adiante nessa comparação, meu “1929”, com zero de ficção, conta a história de personagens envolvidos no colapso da Bolsa.

Não só grandes celebridades, como o ator Charles Chaplin, o músico Irving Berlin, o banqueiro Jack Morgan, o megaespeculador Jesse Livermore e o magnata Joseph (Joe) Kennedy, pai do presidente John Kennedy, mas também pessoas simples, do povo, como a garota Jolan Slezsak, que espera sua maioridade (ou casamento) para receber uma herança, Homer Dowdy, carteiro de Flint, no estado de Michigan, e Pat Bologna, engraxate em Wall Street.

Não escrevi “1929” para dar lições a ninguém. Meu interesse foi simplesmente o de contar uma boa história e divertir os leitores, publicar um livro que as pessoas não consigam parar de ler.

Nessa tarefa, tenho certeza que fui bem-sucedido.

A tragédia de 1929, que inclusive foi uma das causas da Segunda Guerra Mundial, pode se repetir?

Com certeza. É só haver uma hipnose coletiva, tal qual ocorreu no final dos Anos Vinte.

O crash da Terça-feira Negra, de outubro de 1929, foi causado pela ganância desmedida. Aconteceu justamente numa ocasião em que o mundo, particularmente os Estados Unidos, vivia um clima de euforia, euforia essa que se sucedeu à tragédia da Primeira Guerra Mundial.

Dizem os especialistas de mercado, e nisso estão cobertos de razão, que um crash ocorre quando todo mundo está otimista. E, se todo mundo está otimista, todo mundo está comprado. Se todo mundo está comprado, não há mais novos compradores.

Então, na ausência de novos parceiros, inicia-se o pânico e todos tentam sair ao mesmo tempo por uma porta estreita.

As simple as that.

Para garantir a sua cópia do meu livro, você só precisa clicar aqui. A Inversa vai mandar diretamente para a sua casa. Espero que ele te ajude a investir com mais segurança nesta crise.

Um abraço,

Ivan Sant’Anna

Chegou a nova newsletter Comprar ou Vender

As melhores dicas de investimentos, todos os dias, em seu e-mail!

Última atualização por Gustavo Kahil - 21/03/2020 - 17:35