Leia os avisos legais em avenue.us. Intermediação Coin DTVM

Ivan Sant’anna: O capitão é capitalista

15/01/2019 - 12:56

Ivan Sant’anna, autor das newsletters de investimentos Warm Up Inversa e Os Mercadores da Noite

Ontem, além de fazer nova máxima do ano e de todos os tempos, a 94.474,13, o Ibovespa fechou no high. Isso vem acontecendo em boa parte dos pregões desde a posse de Jair Bolsonaro.

No primeiro dia útil de 2019, o índice abriu a 87.535,37. De lá para cá, subiu quase 8%.

Oito por cento, grosso modo, para quem comprou ações à vista (o Ibovespa é uma média). Alguns investidores ganharam mais. Outros, menos.

Acontece que quem operou o índice futuro alavancou muito seu investimento (ou especulação, vá lá). Pode ter lucrado até 100% (em relação à margem de garantia). Quanto aos ajustes diários, com uma ou duas exceções, foram todos positivos. Tá todo mundo feliz que nem pinto no lixo, ou rindo de desastre de trem, que são duas expressões dos subúrbios cariocas.

Desta vez, não houve exceções na Inversa. Todos os especialistas (técnicos, fundamentalistas ou flex, como eu) indicaram a compra de ações e previram um grande bull market em 2019, coisa que, por enquanto, está se materializando com notável rapidez.

Só que não é para os investidores que já estão lavando a égua que estou escrevendo esta crônica. Minha mensagem é dirigida àqueles que, embora calejados, ainda não entraram na onda altista.

Ou estão esperando uma correção braba, algo como 3 mil pontos (lembremo-nos que do low ao high o índice já subiu quase sete mil), ou para a turma mais prudente, que está aguardando o início da nova legislatura do Congresso e a aprovação das reformas, principalmente a previdenciária.

O curioso é que o mercado teve motivos suficientes para cair.

Senão, vejamos:

Jair Bolsonaro foi desmentido várias vezes por seus ministros e funcionários do alto escalão.

Flávio, filho do homem, não comparece à Justiça para explicar o caso nebuloso de seu motorista Fabricio José Carlos de Queiroz.

De Fabricio, nem se fala. Tanto ele como mulher e filhas se ausentam de testemunhos programados junto ao Ministério Público. A verdade nua e crua é que estão fugindo.

Generais, almirantes e brigadeiros pelejam abertamente para excluir a turma fardada da reforma da Previdência.

Tem gente no ministério que fala uma asneira atrás da outra.

Todos os itens que citei acima são bearish, não?

Só que existe um porém. Lembremos a máxima que vivo repetindo à exaustão em minhas crônicas, lives de estúdio e palestras presenciais.

“ Mercado que responde bem a notícia ruim é mercado de alta.”

Leia mais sobre: , ,

Última atualização por Gustavo Kahil - 15/01/2019 - 12:56

Quer ficar por dentro de tudo que acontece no mercado financeiro?
Receba de segunda a sexta as principais notícias e análises. É grátis!
Ao clicar no botão você autoriza o Money Times a utilizar os dados fornecidos para encaminhar conteúdos informativos e publicitários.
Cotações Crypto