Colunistas

Ivan Sant’Anna: Olavetes x militares – Quem vence?

08 maio 2019, 11:55 - atualizado em 08 maio 2019, 11:56

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Nota do editor: Última chance: Especialista revela a melhor estratégia da história com PETR4. As vagas para se inscrever estão terminando. Clique aqui e conheça.

Por Ivan Sant’anna, autor das newsletters de investimentos Warm Up Inversa e Os Mercadores da Noite

Caro leitor,

Imaginemos que durante os governos Lula, Dilma Rousseff e Michel Temer houvesse um conselheiro presidencial, residente no exterior, que atacasse sistematicamente os militares, usando e abusando de ofensas pessoais e termos de baixo calão.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Indo além nesse raciocínio, vamos supor que o tal mentor recebesse, de Lula, Dilma, ou Temer, a Ordem de Rio Branco, condecoração máxima do Itamaraty.

Não sei qual pretexto constitucional seria usado pelo Congresso ou pelo Supremo, mas garanto que o mandato presidencial terminaria ali.

Pois bem, justamente no governo de um militar (que é completamente diferente de um governo militar) isso está acontecendo. O Rasputin da Virginia dispara sistematicamente torpedos contra os generais do círculo mais fechado do poder.

Isso está causando enorme desconforto nas Forças Armadas.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Apesar de Jair Bolsonaro dizer e repetir que o governo está coeso, e que, absurdos dos absurdos, olavetes e militares fazem parte do mesmo time, isso vai dar merda (com a devida vênia ao OC). Que federá em níveis insuportáveis se o mistagogo virginiano incluir, entre os alvos de sua metralhadora giratória, os ministros Paulo Guedes e/ou Sérgio Moro.

Bastam as razões acima para explicar a fraqueza da Bolsa e a alta do dólar.

Só que tem mais. De Washington, está começando a exalar uma fedorentina pustulenta.

Após ameaçar os chineses com enorme aumento tarifário incidindo sobre produtos daquele país, o que boa parte do mercado supunha ser apenas um blefe para negociar melhores condições comerciais num acordo sino-americano, Donald Trump está agora dando a entender que o blefe não é blefe. Pelo menos é o que diz Robert Lighthizer, Representante do Comércio dos Estados Unidos.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

No final da tarde de segunda-feira, Lighthizer declarou que a afirmação de Trump (sobre o aumento de tarifas), não era vazia.

Curioso uma autoridade governamental ter de dizer que desta vez o presidente não está mentindo. Mas teve.

Consequência: ontem o Dow Jones e o S&P500 derreteram. Estolaram. E estolaram dos highs, recentemente alcançados.

Gostou dessa newsletter? Então me escreva contando a sua opinião no warmup@inversapub.com.

Um abraço,

Ivan Sant’Anna

Compartilhar

opiniao@moneytimes.com.br