AgroTimes

Jalles (JALL3): Itaú BBA inicia cobertura e preferência para ação frente a Raízen (RAIZ4) e São Martinho (SMTO3)

02 fev 2026, 15:42 - atualizado em 02 fev 2026, 15:42
Jalles jall3
(Imagem: Reprodução/Jalles Machado)

O Itaú BBA iniciou sua cobertura para Jalles (JALL3) com recomendação de compra e preço-alvo de R$ 4 para o final de 2027, um potencial de 36% para ação.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Os analistas veem a Jalles como uma empresa mais protegida em relação à média do setor de açúcar e etanol neste momento, apesar de cenário desafiador no curto prazo, marcado por menor apetite de investidores e um ambiente de preços menos favorável.

Essa visão relativa dentro do setor decorre da combinação de excelente eficiência operacional, apoiada por sistemas de irrigação, e base de receita mais resiliente, impulsionada pelo segmento de açúcar orgânico e por posições de hedge mais alongadas.

O banco de investimentos ainda vê valor significativo para ser destravado na unidade Santa Vitória (USV), um ativo diferenciado com grande potencial para transformar o perfil de resultados da empresa ao longo do tempo.

“A geração de caixa no curto prazo permanece limitada, mas vemos potencial para uma taxa de crescimento anual composta do resultado operacional (Ebit) ajustado de 25% entre 2026 e 2030, sustentada principalmente pelo aumento da utilização da capacidade na USV e consequente normalização de margens no consolidado — o que reforça nossa visão construtiva para o investimento e nossa preferência relativa em relação aos pares”, explicam Gustavo Troyano, Bruno Tomazetto e Ryu Matsuyama.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

A companhia, segundo o BBA, é uma das empresas mais diversificadas do setor de açúcar e etanol no Brasil, com uma parcela relevante da receita vinda de produtos não-comoditizados. No consolidado, aproximadamente 23% da receita está ligada a segmentos de maior valor agregado — principalmente açúcar orgânico, etanol orgânico, produtos de sanitização, créditos de carbono, entre outros.

Enquanto isso, os produtos tradicionais do setor — açúcar VHP, açúcar cristal, etanol hidratado e anidro — contribuíram nos últimos anos com cerca de 3%, 30%, 35% e 10%, respectivamente, refletindo a importância do core de açúcar & etanol dentro da companhia.

Os 3 fatores que sustentam a lucratividade futura da Jalles, segundo o Itaú BBA

Eficiência operacional como diferencial competitivo

A eficiência operacional é um dos maiores diferenciais competitivos da Jalles Machado dentro de um setor dominado por commodities. Nos últimos cinco anos, a empresa alcançou uma TCH (tonelada de cana por hectare) consistentemente superior à média da região Centro-Sul, resultado tanto da sua localização geográfica favorável quanto do uso intensivo de irrigação.

Em Goiás, cerca de 60% das áreas de cana já contam com irrigação (com 100% das áreas críticas cobertas) e investimentos contínuos estão sendo direcionados para ampliar essa estrutura também em Minas Gerais. Essa combinação garante um TRS acima da média e reforça a posição da Jalles como uma das usinas mais eficientes do país.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

A ampliação dos sistemas de irrigação deve ainda prolongar o ciclo produtivo dos canaviais e tornar a empresa mais resiliente frente a adversidades climáticas, um fator de risco relevante para qualquer operação do agronegócio.

Extração de valor por meio de produtos de maior valor agregado

A Jalles Machado também se destaca pela capacidade de extrair valor de produtos que fogem da lógica tradicional das commodities, especialmente no negócio de açúcar orgânico. O profundo know-how técnico e operacional adquirido pela empresa cria barreiras significativas para novos entrantes, já que a produção de açúcar orgânico exige um controle agrícola mais rigoroso, padrões industriais mais elevados, tecnologias específicas para certificações internacionais e um intervalo maior entre o início da operação e a venda final.

Não surpreende que diversos players tradicionais tenham abandonado iniciativas no segmento orgânico nos últimos anos. Além disso, o açúcar orgânico possui uma dinâmica própria de preços, independente do ciclo do açúcar convencional.

Isso significa que períodos de queda global nos preços do açúcar tendem a impactar menos a receita da Jalles, proporcionando maior proteção, menor volatilidade e uma geração de caixa mais estável ao longo do tempo.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Geração de valor no cluster Santa Vitória (USV)

O cluster de Santa Vitória representa um vetor relevante de geração de valor para os próximos anos, tanto por meio de novos projetos, como a expansão da irrigação, quanto pela melhoria da eficiência geral da planta. Desde a aquisição, a empresa enfrentou desafios para atingir a TCH esperada, o que resultou em uma utilização abaixo do ideal.

Contudo, a administração tem atuado para corrigir essas limitações e, considerando seu histórico sólido de execução, espera-se uma evolução gradual no desempenho operacional da unidade.

“Acreditamos que o aumento da produtividade e da eficiência da USV deve se tornar um dos principais impulsionadores de valorização da tese de investimento da Jalles Machado no médio e longo prazo”.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Compartilhar

WhatsAppTwitterLinkedinFacebookTelegram
Repórter
Formado em Jornalismo pela Universidade São Judas Tadeu. Atua como repórter no Money Times desde março de 2023. Antes disso, trabalhou por pouco mais de 3 anos no Canal Rural. Em 2024 e 2025, ficou entre os 100 jornalistas + Admirados da Imprensa do Agronegócio.
Linkedin
Formado em Jornalismo pela Universidade São Judas Tadeu. Atua como repórter no Money Times desde março de 2023. Antes disso, trabalhou por pouco mais de 3 anos no Canal Rural. Em 2024 e 2025, ficou entre os 100 jornalistas + Admirados da Imprensa do Agronegócio.
Linkedin
Quer ficar por dentro de tudo que acontece no mercado agro?

Editoria do Money Times traz tudo o que é mais importante para o setor de forma 100% gratuita

OBS: Ao clicar no botão você autoriza o Money Times a utilizar os dados fornecidos para encaminhar conteúdos informativos e publicitários.

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies.

Fechar