Política

Janja sofre ataque hacker em perfil do X (ex-Twitter); entenda o que ocorreu e medidas tomadas

12 dez 2023, 11:29 - atualizado em 12 dez 2023, 11:29
Janja
Perfil do X (ex-Twitter) de Janja foi hackeado na noite de segunda-feira (11) (Imagem: REUTERS/Ueslei Marcelino)

O perfil no X (ex-Twitter) da primeira-dama Rosângela da Silva — Janja — sofreu ataque hacker na noite de segunda-feira (11). Foram publicadas mensagens ofensivas a ela e ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva, gerando uma investigação da Polícia Federal e uma notificação à plataforma pela Advocacia-Geral da União.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

As ofensas foram dirigidas também para o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Alexandre de Moraes, com a mensagem “O Alexandre de Moraes é bandido e logo vai sofrer impeachment”.

Janja afirmou que a PF e a plataforma X foram acionadas “imediatamente e estão tomando as devidas providências”. Ela defendeu que “o ódio, a intolerância e a misoginia precisam ser combatidos e, os responsáveis, punidos”.

A pedido do órgão, a conta da primeira-dama foi congelada até a conclusão das investigações e para que a empresa responsável pela plataforma preserve “os registros e elementos digitais relacionados à conta (@JanjaLula), incluindo, mas não se limitando a, logs de acesso, endereços IP, mensagens diretas, e quaisquer outras informações relevantes, a fim de subsidiar futuras ações judiciais”.

Hoje, Janja se manifestou sobre o episódio em uma publicação no Instagram, afirmando que o incidente representa agravamento dos “ataques de ódio e o desrespeito que eu sofro diariamente”.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

“Minha conta do X foi hackeada e, por minutos intermináveis, foram publicadas mensagens misóginas e violentas contra mim. Posts machistas e criminosos, típicos de quem despreza as mulheres, a convivência em sociedade, a democracia e a lei”, disse na publicação.

Leia a nota de Janja na íntegra

“Na noite de ontem, os ataques de ódio e o desrespeito que eu sofro diariamente chegaram a outro patamar. Minha conta do X foi hackeada e, por minutos intermináveis, foram publicadas mensagens misóginas e violentas contra mim. Posts machistas e criminosos, típicos de quem despreza as mulheres, a convivência em sociedade, a democracia e a lei.

Eu já estou acostumada com ataques na internet, por mais triste que seja se acostumar com algo tão absurdo. Mas a realidade é que a internet é um espaço potente para o bem e para o mal. E é comprovado que nós, mulheres, somos as que mais sofrem com os ataques de ódio aqui nas redes. O que eu sofri ontem é o que muitas mulheres sofrem diariamente.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Mulheres no Brasil inteiro são vítimas de ataques machistas, que tomam conta das redes sociais e muitas vezes saem dela, acabando em agressões físicas e feminicídios. Milhares de mulheres perdem ou até tiram a própria vida a partir de ataques como o que sofri na noite de ontem.

A Polícia Federal e a plataforma X foram acionados imediatamente e estão tomando as devidas providências. O ódio, a intolerância e a misoginia precisam ser combatidos e, os responsáveis, punidos.

Agradeço todas as manifestações de solidariedade e apoio que tenho recebido desde então. Eu sei, e é sempre bom relembrar, que não estamos sozinhas.”

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Compartilhar

WhatsAppTwitterLinkedinFacebookTelegram
Repórter
Formada em jornalismo pela Universidade Nove de Julho. Ingressou no Money Times em 2022 e cobre empresas.
lorena.matos@moneytimes.com.br
Linkedin
Formada em jornalismo pela Universidade Nove de Julho. Ingressou no Money Times em 2022 e cobre empresas.
Linkedin
As melhores ideias de investimento

Receba gratuitamente as recomendações da equipe de análise do BTG Pactual – toda semana, com curadoria do Money Picks

OBS: Ao clicar no botão você autoriza o Money Times a utilizar os dados fornecidos para encaminhar conteúdos informativos e publicitários.

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies.

Fechar