Moedas

Japão lança estímulo de US$ 122 bi para combater riscos comerciais e queda após Olimpíada

05 dez 2019, 9:08 - atualizado em 05 dez 2019, 10:31
Yen
Tóquio também está procurando equilibrar sua necessidade de estímulo com esforço para reduzir sua forte dívida pública (Imagem: REUTERS/Shohei Miyano/File Photo)

O gabinete do Japão aprovou nesta quinta-feira um pacote fiscal de 122 bilhões de dólares para apoiar o crescimento estagnado da terceira maior economia do mundo em meio a riscos externos, enquanto as autoridades buscam sustentar a atividade para além dos Jogos Olímpicos de Tóquio de 2020.

O pacote de 13,2 trilhões de ienes (121,50 bilhões de dólares) deve elevar o Produto Interno Bruto do país em 1,4% até o ano fiscal de 2021 e ocorre num momento em que o Japão, como outras grandes economias, procura reviver o crescimento através dos gastos, à medida que os bancos centrais rapidamente ficam sem opções de política monetária.

No entanto, Tóquio também está procurando equilibrar sua necessidade de estímulo com esforço para reduzir sua forte dívida pública, que é mais do que o dobro do tamanho de seu PIB e a maior dívida do mundo industrial.

“A situação atual exige todas as medidas possíveis para impedir que os riscos no exterior reduzam não apenas as exportações, mas também os gastos de capital e o consumo privado”, afirmou o governo em comunicado.

Compartilhar

WhatsAppTwitterLinkedinFacebookTelegram
A Reuters é uma das mais importantes e respeitadas agências de notícias do mundo. Fundada em 1851, no Reino Unido, por Paul Reuter. Com o tempo, expandiu sua cobertura para notícias gerais, políticas, econômicas e internacionais.
reuters@moneytimes.com.br
A Reuters é uma das mais importantes e respeitadas agências de notícias do mundo. Fundada em 1851, no Reino Unido, por Paul Reuter. Com o tempo, expandiu sua cobertura para notícias gerais, políticas, econômicas e internacionais.
As melhores ideias de investimento

Receba gratuitamente as recomendações da equipe de análise do BTG Pactual – toda semana, com curadoria do Money Picks

*Ao clicar no botão você autoriza o Money Times a utilizar os dados fornecidos para encaminhar conteúdos informativos e publicitários.

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies.

Fechar