AgroTimes

JBS (JBSS3): Acionistas aprovam dupla listagem; veja próximos passos

23 maio 2025, 10:45 - atualizado em 23 maio 2025, 11:19
jbs jbss3
Foi deliberada na AGE a declaração de dividendos em favor de todos os detentores de ações da companhia na data da AGE da JBS (Foto: Divulgação)

JBS (JBSS3) confirmou nesta sexta-feira (23) a aprovação da dupla listagem das ações após Assembleia Geral Extraordinária. A expectativa é que as ações comecem a ser negociadas na Bolsa de Nova York em 12 de junho.

A conclusão da operação proposta está sujeita às seguintes condições relevantes, anteriormente à conclusão da Dupla Listagem:

  • Aprovação da admissão das Class A Shares para negociação junto à NYSE;
  • Aprovação do Programa de BDRs Nível II Patrocinado pela CVM e da admissão à negociação dos BDRs pela B3 (e, como condição para tais aprovações, o registro da JBS N.V. como emissora estrangeira pela CVM);

Tanto a J&F como o BNDESPar, os dois principais acionistas em volume de papéis, deixaram a decisão para os minoritários. “O resultado da assembleia demonstra que os acionistas estão confiantes nos benefícios gerados a partir da dupla listagem e na adequação da estrutura societária ao perfil global e diversificado da companhia”, afirma Gilberto Tomazoni, CEO Global da JBS.

Como primeira etapa da dupla listagem, a JBS N.V. se tornará a controladora indireta da JBS S.A, por meio das seguintes transações, implementadas em dois passos. O primeiro passo já foi concluído em dezembro de 2023.

Neste segundo passo, estão previstas as seguintes ações:

  • A J&F contribuirá o restante das ações da JBS S.A. por ela detidas (totalizando 522.224.559 ações) para a JBS Participações como integralização de ações já emitidas e por ela subscritas
  • Ato contínuo, a J&F irá contribuir e transferir as referidas ações integralizadas da JBS Participações para a LuxCo;
  • Imediatamente após, a LuxCo irá contribuir e transferir todas as referidas ações da JBS Participações para a JBS N.V.

Fora isso, nesta segunda etapa da dupla listagem, JBS confirmou:

  • Incorporação de Ações: A JBS Participações incorporará a totalidade das ações de emissão da JBS S.A. por seu valor patrimonial contábil. Em contrapartida, a JBS Participações emitirá, em favor dos Acionistas da JBS S.A., 1 PN Resgatável para cada 2 ações ordinárias da JBS S.A. de que for titular. Assim, após a implementação da Dupla Listagem, a JBS S.A. se tornará uma subsidiária integral da JBS Participações.
  • Resgate: Como ato subsequente e na mesma data da Incorporação de Ações, a JBS Participações efetuará o resgate da totalidade das PNs Resgatáveis (Resgate) mediante a entrega, a cada um de seus titulares, de 1 BDR para cada 1 PN Resgatável. Se qualquer detentor de BDRs desejar deter Class A Shares diretamente, o respectivo detentor de BDRs deverá tomar as providências necessárias para cancelar seus BDRs mediante instruções dadas à B3 por meio dos seus respectivos agentes de custódia. Para receber as Class A Shares, será necessária a abertura de conta junto a corretora habilitada nos Estados Unidos.
  • Dividendos: Foi deliberada na AGE a declaração de dividendos em favor de todos os detentores de ações da companhia na data da AGE, no montante de R$1,00 (um real) por ação, totalizando o montante de R$ 2,218 bilhões. Os Dividendos serão pagos em data a ser oportunamente divulgada pela administração da Companhia. Os Dividendos declarados à JBS Participações na data da AGE serão integralmente repassados aos Acionistas Controladores.

Após a data da efetivação da incorporação de ações e do resgate:

  • Um titular de Class A Shares poderá depositar suas Class A Shares junto ao banco depositário do Programa de BDRs (conforme definido abaixo) da JBS N.V. e receber BDRs,
  • Um titular de BDRs poderá cancelar seus BDRs e receber as Class A Shares subjacentes. Exceto em relação aos Dividendos, nenhuma contraprestação adicional em dinheiro ou em espécie será paga aos acionistas da JBS S.A. ou Titulares de ADRs em razão da Dupla Listagem.

A companhia disponibilizou um cronograma estimativo para conclusão da dupla listagem:

  • 23/05/2025: Data de realização da AGE e aprovação da Dupla Listagem
  • 30/05/2025: Data esperada de concessão do registro de emissor estrangeiro da JBS N.V. Pela CVM e da aprovação do Programa de BDRs Nível II Patrocinado pela CVM e da admissão à negociação dos BDRs pela B3
  • 06/06/2025: Último dia de negociação, na B3, das ações da JBS S.A. Conclusão da Dupla Listagem – Implementação da Incorporação de Ações e do Resgate
  • 09/06/2025: Data de início de negociação dos BDRs na B3.
  • 10/06/2025: Apuração das frações de Ações
  • 11/06/2025: Data de crédito dos BDRs (data em que os BDRs constarão dos extratos dos acionistas) Data a partir da qual os acionistas podem solicitar o desfazimento dos BDRs Data estimada a partir da qual as Class A Shares (NYSE: JBS) serão entregues em favor dos acionistas que tiverem solicitado o desfazimento dos BDRs antes das 13:00 do mesmo dia. Data para confirmação das informações relativas ao custo de aquisição das Ações pelos Investidores não Residentes
  • 12/06/2025: Data estimada do início das negociações das Class A Shares na NYSE
  • 16/06/2025: Data estimada do pagamento dos Dividendos
  • A partir de 16/06/2025: Leilão das frações de Ações

“Com a dupla listagem, buscamos uma estrutura corporativa que reflita melhor a nossa presença global e as nossas operações internacionais diversificadas, além de facilitar a implementação da nossa estratégia de crescimento e agregação de valor. A medida deve destravar ainda mais valor da JBS, com maior acesso a investidores e a juros mais competitivos, para ampliar a capacidade de financiar o crescimento a um menor custo, acelerando a estratégia de diversificação”, explica o CFO da JBS, Guilherme Cavalcanti.

Compartilhar

WhatsAppTwitterLinkedinFacebookTelegram
Repórter
Formado em Jornalismo pela Universidade São Judas Tadeu. Atua como repórter no Money Times desde março de 2023. Antes disso, trabalhou por pouco mais de 3 anos no Canal Rural, onde atuou como editor do Rural Notícias, programa de TV diário dedicado à cobertura do agronegócio. Por lá, também participou da produção e reportagem do Projeto Soja Brasil e do Agro em Campo. Em 2024 e 2025, ficou entre os 100 jornalistas + Admirados da Imprensa do Agronegócio.
pasquale.salvo@moneytimes.com.br
Linkedin
Formado em Jornalismo pela Universidade São Judas Tadeu. Atua como repórter no Money Times desde março de 2023. Antes disso, trabalhou por pouco mais de 3 anos no Canal Rural, onde atuou como editor do Rural Notícias, programa de TV diário dedicado à cobertura do agronegócio. Por lá, também participou da produção e reportagem do Projeto Soja Brasil e do Agro em Campo. Em 2024 e 2025, ficou entre os 100 jornalistas + Admirados da Imprensa do Agronegócio.
Linkedin
As melhores ideias de investimento

Receba gratuitamente as recomendações da equipe de análise do BTG Pactual — toda semana, com curadoria do Money Picks

*Ao clicar no botão você autoriza o Money Times a utilizar os dados fornecidos para encaminhar conteúdos informativos e publicitários.

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies.

Fechar