AgroTimes

JBS (JBSS3): Conselho convoca acionistas para assembleia sobre dupla listagem

23 abr 2025, 8:23 - atualizado em 23 abr 2025, 8:23
jbs-jbss3-3
JBS avança em dupla listagem e convoca acionistas para assembleia geral extraordinária em maio (Foto: Divulgação JBS)

O conselho de administração da JBS (JBSS3) aprovou a convocação dos acionistas para assembleia geral extraordinária (AGE) no dia 23 de maio, às 10h, a fim de discutir o plano de dupla listagem de ações, segundo fato relevante enviado ao mercado na terça (22).

A companhia, maior processadora de carnes do mundo, pretende listar ações na Bolsa de Valores de Nova York (Nyse), passando a ser negociada nos Estados Unidos e no Brasil — sendo que a listagem primária está em território nacional.

  • VEJA TAMBÉM: O Agro Times está ‘entrando em campo’ para cobrir as duas principais feiras do agronegócio no Brasil; acompanhe a cobertura completa

“Acreditamos que essa operação vai aumentar nossa visibilidade no cenário internacional, atrair novos investidores e fortalecer ainda mais nossa posição como líder global de alimentos”, afirma o CEO global da JBS, Gilberto Tomazoni, em nota.

O pedido da JBS teve aprovação da SEC, órgão regulador do mercado de capitais dos Estados Unidos. Vale destacar que também depende de aprovação do órgão brasileiro, a Comissão de Valores Mobiliários (CVM).

Esta aprovação representa um dos passos fundamentais para concretizar a dupla listagem. O próximo é justamente a assembleia geral extraordinária.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Quais os próximos passos para a dupla listagem da JBS?

Caso a proposta de dupla listagem seja aprovada pela assembleia, a expectativa da JBS é que a oferta das ações no mercado norte-americano comece a partir de junho deste ano.

Segundo a companhia, a pauta da AGE abordará, entre outros assuntos, a contratação da KPMG para elaboração do laudo de avaliação do valor das ações da JBS S.A..

A empresa também deve aprovar outro documento que calculou em R$ 44,78 bilhões o valor de patrimônio líquido contábil da JBS S.A..

Ainda, a companhia afirma que os acionistas minoritários terão total poder de decisão sobre a dupla listagem.

A J&F, holding da família Batista, e a BNDESPar, os dois principais acionistas em volume ações, não irão votar, deixando a decisão a cargo de detentores de pouco mais de 30% do free float (ações em livre circulação) da companhia.

A JBS destaca que entre os objetivos com a dupla listagem está adequar a estrutura societária da JBS S.A. ao perfil global e diversificado das operações, destravar um potencial valor das ações e ampliar a capacidade de investimento para fortalecer as condições de crescimento e competição com concorrentes globais.

*Com Reuters

Compartilhar

Repórter
Formada em jornalismo pela Universidade Nove de Julho. Ingressou no Money Times em 2022 e cobre empresas.
lorena.matos@moneytimes.com.br
Formada em jornalismo pela Universidade Nove de Julho. Ingressou no Money Times em 2022 e cobre empresas.