JBS (JBSS32) vê oportunidades para aquisições na Europa, diz Wesley Batista

A JBS (JBSS32), maior empresa de carnes do mundo, vê o mercado europeu de proteína animal como “fragmentado” e, portanto, repleto de oportunidades de aquisição, afirmou nesta terça-feira Wesley Batista, acionista controlador da companhia agora listada em Nova York.
Durante evento transmitido ao vivo, Batista e Marcos Molina, acionista controlador das empresas rivais Marfrig e BRF, responderam a perguntas sobre o papel dominante de certas empresas brasileiras no comércio global de carnes.
“Sem dúvida”, disse Batista quando questionado sobre a perspectiva de buscar aquisições em todo o mundo. “Tem um monte de oportunidades na Europa e em outros países”, acrescentou.
- Senado dos EUA aprova aliado de Trump para diretoria do Fed em semana decisiva de Copom e Fomc; acompanhe o Giro do Mercado de hoje e fique por dentro:
A listagem da JBS em Nova York no início deste ano dá à empresa acesso a um conjunto maior de investidores, ajudando-a a reduzir o custo de capital e a competir com concorrentes como a Tyson nos EUA e grandes rivais listadas no Brasil, incluindo a Minerva.
Mas, embora na Europa a empresa ainda possa se expandir por meio de aquisições, nos Estados Unidos e no Brasil isso não seria possível, devido às preocupações concorrenciais levantadas pelas autoridades antitruste.
“(No) boi, porco e frango, eu não posso fazer aquisição nenhuma mais, pois nós temos ao redor de 20% a 25% do mercado norte-americano das três proteínas”, disse Batista.
Ele observou que a situação é semelhante no Brasil, tornando improvável que a JBS busque aquisições no segmento local de alimentos processados, por exemplo.
Batista também disse durante o evento que o uso de medicamentos como Mounjaro e Ozempic está impulsionando a demanda por proteína em todo o mundo, o que é positivo para companhias de alimentos de forma geral.
Ele comentou que 15 milhões de americanos fazem uso frequente desses medicamentos para emagrecer, acrescentando que ainda não há dados disponíveis para quantificar com precisão o aumento da demanda por carne associado ao uso desses medicamentos.