Joesley se reuniu com presidente interina da Venezuela e com autoridades dos EUA
O empresário Joesley Batista reuniu-se na sexta-feira, em Caracas, com a presidente interina da Venezuela, Delcy Rodríguez, e manteve encontros com autoridades do governo dos Estados Unidos antes e depois da visita, disse a Reuters.
Segundo uma pessoa familiarizada com o assunto, ouvida pela agência, Batista afirmou a representantes norte-americanos que Delcy demonstrou disposição para abrir o setor de petróleo e gás venezuelano a investimentos.
A Fluxus, empresa de petróleo e gás de propriedade da família Batista que tem consolidado ativos na América do Sul desde que foi adquirida em 2023, tem avaliado oportunidades de negócios na Venezuela, disse a fonte, sob condição de anonimato.
A diplomacia do bilionário, cujo frigorífico da família JBS tem uma grande presença nos Estados Unidos e já fez negócios na Venezuela, demonstra seu acesso a Washington e às capitais das Américas.
Sua reunião com o presidente Donald Trump em setembro ajudou a descongelar as relações dos EUA com Brasília, informou a Reuters na época. Em poucas semanas, Trump estava elogiando sua “excelente química” com o presidente brasileiro Luiz Inácio Lula da Silva e, em poucos meses, ele retirou as tarifas norte-americanas sobre muitos produtos brasileiros, incluindo carne bovina e café.
A viagem de Batista a Caracas na sexta-feira, relatada pela primeira vez pela CNN Brasil, ocorreu após uma visita em novembro com o então presidente Nicolás Maduro, de acordo com duas pessoas familiarizadas com o assunto. Maduro foi detido em uma operação militar dos EUA neste mês para ser julgado por acusações de tráfico de drogas.
Dessa vez, Batista pegou um avião particular de Washington para Caracas para se encontrar com Rodríguez e percebeu que a ex-vice-presidente de Maduro parece estar disposta a abrir o setor de energia e manter os compromissos com os Estados Unidos, disse a fonte. Batista voou de volta para Washington e transmitiu as informações às autoridades do país.