Cotações por TradingView
Cotações por TradingView
Cotações por TradingView
Cotações por TradingView

Johnson & Johnson deixará de vender talco para bebês nos EUA e Canadá

20/05/2020 - 11:02
Johnson & Johnson
A J&J enfrenta mais de 19 mil ações judiciais de consumidores alegando que seu talco causa câncer devido à contaminação com amianto (Imagem: Reuters/Brendan McDermid)

A Johnson & Johnson informou na terça-feira que deixaria de vender seu talco para bebês nos Estados Unidos e no Canadá, dizendo que a demanda pelo item caiu após o que chamou de “desinformação” sobre a segurança do produto em meio a uma enxurrada de desafios legais.

A J&J enfrenta mais de 19 mil ações judiciais de consumidores alegando que seu talco causa câncer devido à contaminação com amianto, um conhecido agente cancerígeno.

Muitas das ações estão pendentes em um juiz distrital dos EUA em Nova Jersey.

Em seu comunicado, a J&J afirmou que “continua firmemente confiante na segurança de seu talco para bebês”, citando “décadas de estudos científicos”.

A J&J enfrentou um intenso questionamento sobre a segurança de seu talco infantil após uma reportagem investigativa da Reuters em 2018 constatar que a empresa sabia há décadas que havia amianto em seu talco.

O artigo da Reuters provocou uma forte queda das ações que eliminou cerca de 40 bilhões de dólares do valor de mercado da J&J em um dia e criou uma crise de relações públicas, com o conglomerado enfrentando amplas questões sobre os possíveis efeitos na saúde de um de seus produtos mais emblemáticos.

A Johnson & Johnson disse na terça-feira que havia parado de enviar o talco quando a crise do Covid-19 limitou as compras e a produção, e que agora diminuiria as vendas na América do Norte.

“A demanda pelo talco da Johnson na América do Norte vem caindo devido, em grande parte, a mudanças nos hábitos dos consumidores e alimentadas por desinformações sobre sua segurança e por uma constante enxurrada de publicidade sobre as ações contra o produto”, afirmou em comunicado.

Quer ficar por dentro de tudo que acontece no mercado financeiro?

Receba de segunda a sexta as principais notícias e análises. É grátis!
Autorizo o Money Times a utilizar os dados fornecidos para encaminhar conteúdos informativos e publicitários.

Última atualização por Rafael Borges - 20/05/2020 - 11:02