CryptoTimes

JPMorgan lança atualização para Quorum, sua solução comercial de blockchain

05 maio 2020, 14:19 - atualizado em 05 maio 2020, 14:21
Quorum passou por uma nova atualização para melhorias na velocidade e na privacidade das transações realizadas na plataforma (Imagem: Crypto Times)

Desenvolvida pelo JP Morgan, Quorum é uma plataforma financeira de software criada para a adesão comum do blockchain entre participantes na indústria. É uma solução com foco comercial, apresentada como uma infraestrutura de blockchain permissionado.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Em fevereiro de 2020, JP Morgan lançou um relatório declarando que “blockchain está pavimentando o caminho para o dinheiro digital”.

Em seguida, o relatório afirma que o surgimento de bases de dados conectadas, como a Ethereum, além de uma mudança nas preferências do cliente, transformou a modernização de pagamentos em um assunto global.

“Pagamentos, finanças comerciais e serviços de custódia continuam sendo os principais casos de uso para o blockchain”, afirma o relatório.

Em julho de 2019, o CEO Jamie Dimon contou ao Yahoo Finance que “empresas cripto queriam um pedaço do que tínhamos”.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Ele fez esses comentários na época do lançamento da JP Morgan Coin (JPM-Coin), uma stablecoin interna apresentada para clientes corporativos, lastreada ao dólar estadunidense. Dimon sugere que o banco possui um reconhecimento crescente da ameaça prejudicial da indústria cripto.

A rede interna de pagamentos de stablecoin para clientes corporativos do JP Morgan foi criada usando Quorum e usa suas características de privacidade. A versão 2.6.0 da plataforma Quorum foi lançada ontem, 4 de maio.

Quorum é descrita como um “conjunto confiável de tecnologia que põe o blockchain para trabalhar para seu negócio” e foi especificamente criada para casos de uso em finanças.

J.P. Morgan é referência no setor financeiro, pois possui trilhões em ativos negociados em diversos países (Imagem: Reuters/Mike Segar)

JP Morgan Chase & Co. (JPM) é líder global nos serviços financeiros, fornecendo soluções para as empresas, os governos e as instituições mais importantes do mundo. Opera em mais de 100 países. Atualmente, possui um total de ativos equivalente a US$ 2,687 trilhões.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

A plataforma Quorum já foi implementada por diversas instituições financeiras.

komgo, plataforma financeira de negociação de commodities baseada em blockchain, criada pelo banco japonês MUFG, é baseada na Quorum e almeja digitalizar operações financeiras de negociação para melhorar a eficácia. A primeira negociação na komgo foi realizada em janeiro de 2020.

Takasbank, o banco de compensações, acordos e custódia de Istambul, na Turquia, também tem uma plataforma baseada na Quorum, para a negociação de ouro digital. Essa plataforma permite que haja privacidade de transações. Apenas reguladores podem ver negociações na plataforma Takasbank.

Quorum é baseada no blockchain de código aberto Ethereum, criada para incluir uma bifurcação minimalista de um cliente da Ethereum chamada Goland (Go) ou “geth”.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Ou seja, o blockchain permissionado do JP Morgan utiliza tecnologia existente criada por desenvolvedores de código aberto da Ethereum como base. A recente alteração à plataforma é uma atualização para a versão da Quorum, da geth 1.9.7 para a versão geth v.1.9.7.

Quorum já está sendo utilizada por diversas empresas financeiras, como a plataforma japonesa komgo e o banco turco Takasbank (Imagem: Crypto Times)

A ligação ao blockchain principal da Ethereum permite que usuários da plataforma tenham acesso direto:

– à privacidade de transações e contratos;

– a múltiplos mecanismos de consenso baseados em votação;

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

– à gestão de permissões de rede/ponto;

– à altíssima performance.

A atualização da Quorum no dia 4 de maio, é uma atualização ao “Quorum Node”, o componente modificado do cliente geth da Quorum.

O serviço de blockchain do JP Morgan também vem com um “Gestor de Transações – Constellation/Tessera” e um “Enclave – Constellation/Tessera”.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Ambos são implementações das linguagens de programação Haskell e Java de um sistema para fins gerais para enviar informações de forma segura.

O Gestor de Transações da Quorum mantém privadas as transações. É responsável por fornecer acesso a dados criptografados e por realizar a troca de carregamento criptografado com outros usuários do Gestor de Transações. Esse gestor não fornece acesso a chaves privadas.

Enclave lida com o elemento criptográfico da Quorum, incluindo tarefas como geração de chaves simétricas e codificação/decodificação de dados.

Enclaves e Gestores de Transações se comunicam entre si e realizam a codificação e a decodificação em isolamento para garantir a privacidade.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Os componentes são criados usando a tecnologia “comparável a uma rede de Agentes de Transferência de Mensagens (MTA, na sigla em inglês), em que mensagens são criptografadas com um software PGP (algo como “ótima privacidade”).

A versão 2.6.0 do Quorum Node tem diversas características principais:

– melhorias no desempenho: otimização de armazenamento e de padrões de acesso a contas, do código da Ethereum Virtual Machine (EVM) e do processo de sincronização;

– eficácia do pool de transações para taxa de transferências;

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

– capacidades nativas de consulta de GraphQL para consultas mais simples.

Clique aqui para ver a lista completa dos recursos da nova atualização.

O repositório da Quorum no Github evidencia o desenvolvimeto histórico da plataforma financeira de software baseada em blockchain. A versão 2.6.0 foi apresentada pelo usuário “Sai V” (vsmk98). Recentemente, o desenvolvedor esteve bem ativo e fez 161 contribuições no Github no último ano.

161 contribuições no último ano (Imagem: Github)

O ano mais frequente para atividade de desenvolvedores no repositório foi 2015. Os dois contribuidores mais ativos são Jeffrey Wilcke (Obscuren) e Péter Szilágyi (karalabe), com 2.629 contribuições e 1.048, respectivamente. Szilágyi é autor do Iris Project e é líder de equipe na Ethereum e Wilcke é um membro da equipe de fundação da Ethereum.

Compartilhar

bravenewcoin@moneytimes.com.br