Economia

Juros rotativo mais barato? Haddad se reúne com bancos para discutir taxa do cartão de crédito

17 abr 2023, 15:54 - atualizado em 18 abr 2023, 18:41
Fernando Haddad, Arcabouço fiscal, Apostas
Ministro Fenando Haddad (Fazenda) defende redução do juro do rotativo (Imagem: MF/Diogo Zacarias)

O ministro da Fazenda, Fernando Haddad (PT), vai se reunir com representantes de bancos nesta segunda-feira (17) para discutir a redução dos juros cobrados no rotativo do cartão de crédito. Atualmente, a taxa média é de 417,4% ao ano.

Como o Money Times mostrou, a diminuição dos juros do cartão de crédito está na mira do governo desde o fim de março. Na ocasião, Haddad classificou a taxa do crédito rotativo como “estratosférica” e disse que tomaria providências para trazê-la a um “bom termo”.

Nesta segunda, o ministro sinalizou que o encontro com as instituições financeiras é mais uma etapa nas negociações para viabilizar a redução do juro.

  • Entre para o Telegram do Money Times!
    Acesse as notícias que enriquecem seu dia em tempo real, do mercado econômico e de investimentos aos temas relevantes do Brasil e do mundo. Clique aqui e faça parte!

“Estamos negociando o rotativo faz tempo. Já propusemos, mas estamos em uma negociação. Hoje, nós já vamos discutir alternativas”, disse Haddad a jornalistas sobre a reunião com os bancos.

Haddad defende redução do juro através da negociação

Para o governo viabilizar a redução do crédito rotativo, Haddad destacou o trabalho de negociação com os bancos.

[O juro do rotativo] está prejudicando muito a população de baixa renda. Uma boa parte das pessoas que estão no Serasa hoje é por causa de cartão de crédito, e elas não conseguem sair do rotativo”, disse.

“Nós vamos encontrar um caminho, um caminho negociado, como nós fizemos com a redução do consignado dos aposentados”, completou.

A diminuição dos juros do cartão de crédito é uma entre as 14 medidas que são estudadas pelo governo para melhorar a situação do crédito no país. Segundo Haddad, o pacote econômico será anunciado em breve.

O encontro está previsto para acontecer a partir das 17h no Ministério da Fazenda, em Brasília.

Entre os participantes, estarão presentes: presidente da Febraban, Isaac Sidney; presidente da CNF, Rodrigo Maia; presidente do Bradesco, Octavio de Lazari; presidente do Itaú-Unibanco, Milton Maluhy; presidente do Santander Brasil, Mario Leão; e a CEO Brasil do Nubank, Cristina Junqueira.

Compartilhar

WhatsAppTwitterLinkedinFacebookTelegram
Repórter
Jornalista formado pela Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo (ECA-USP), com extensão em jornalismo econômico pela Fundação Getulio Vargas (FGV). Colaborou com Estadão, Band TV, Agência Mural, entre outros.
zeca.ferreira@moneytimes.com.br
Twitter Linkedin
Jornalista formado pela Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo (ECA-USP), com extensão em jornalismo econômico pela Fundação Getulio Vargas (FGV). Colaborou com Estadão, Band TV, Agência Mural, entre outros.
Twitter Linkedin
As melhores ideias de investimento

Receba gratuitamente as recomendações da equipe de análise do BTG Pactual – toda semana, com curadoria do Money Picks

*Ao clicar no botão você autoriza o Money Times a utilizar os dados fornecidos para encaminhar conteúdos informativos e publicitários.

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies.

Fechar