Empresas

Justiça derruba decisão que barrou compra do Banco Master pelo BRB

10 maio 2025, 10:57 - atualizado em 10 maio 2025, 10:57
banco Master
A Justiça de Brasília suspendeu a decisão que barrou compra do Master pelo Banco de Brasília (Foto: Divulgação/Youtube Banco Master)

O Tribunal de Justiça do Distrito Federal (TJDFT) suspendeu a decisão que proibiu liminarmente o Banco de Brasília a assinar o contrato de compra do Banco Master.

“Não há urgência real ou risco de dano irreparável a justificar a liminar deferida pela decisão agravada, cuja manutenção interfere na operação estratégica empresarial sem necessidade, antes mesmo da análise técnica dos órgãos reguladores”, na compreensão do Desembargador.

Em comunicado enviado ao mercado na sexta (9), o Banco de Brasília reforça que a transação permanece condicionada ao cumprimento de diversas etapas e à obtenção de autorizações regulatórias junto ao Banco Central, ao Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade) e demais órgãos competentes.

Compra do Banco Master pelo BRB

No fim de março, o BRB informou a aquisição pelo valor de 75% do valor patrimonial, ou cerca de R$ 2 bilhões. A operação envolve a aquisição de 48% das ações ordinárias (com direito a voto) do Master, mas somando ordinárias e preferenciais, o percentual chega a 60%.

O perfil agressivo do Master chamou atenção para o negócio, devido às polêmicas estratégias de captação de recurso, principalmente com CBDs (Certificados de Depósito Bancário)com taxas de juros significativamente superiores à média do mercado, chegando a pagar até 130% do CDI.

A prática atraiu investidores em busca de altos rendimentos, mas também levantou preocupações sobre a sustentabilidade da estratégia.

O Master também enfrenta a desconfiança do mercado financeiro. Recentemente, a instituição financeira tentou uma emissão de títulos em dólares, mas não conseguiu captar recursos.

*Com Reuters e Agência Brasil

Compartilhar

WhatsAppTwitterLinkedinFacebookTelegram
Repórter
Formada em jornalismo pela Universidade Nove de Julho. Ingressou no Money Times em 2022 e cobre empresas.
lorena.matos@moneytimes.com.br
Linkedin
Formada em jornalismo pela Universidade Nove de Julho. Ingressou no Money Times em 2022 e cobre empresas.
Linkedin

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies.

Fechar