Empresas

Lachlan Murdoch, Michael Dell e Ellison estão envolvidos em acordo com o TikTok, diz Trump

22 set 2025, 4:02 - atualizado em 22 set 2025, 4:19
Diante da possibilidade de banimento do TikTok nos EUA, o governo chinês considera a venda da plataforma para Elon Musk como uma estratégia viável.
Pelo lado dos EUA, acordo de compra do TikTok está em reta final de ser fechado (Reuters/Dado Ruvic)

O presidente Donald Trump disse neste domingo (22) que o magnata de mídia Lachlan Murdoch e os líderes empresariais Larry Ellison e Michael Dell estariam envolvidos como investidores norte-americanos no acordo proposto para manter o TikTok operando nos Estados Unidos.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Trump disse que os EUA e a China fizeram progressos em um acordo sobre transferência de ativos do TikTok.

Os investidores propostos dariam a aliados de Trump no mundo corporativo influência sobre um aplicativo de mídia social amplamente popular, que conta com 170 milhões de usuários nos EUA e ajuda a moldar o discurso público sobre política e cultura.

Trump elogiou o grupo em uma entrevista a Fox News, chamando-os de pessoas proeminentes e “patriotas norte-americanos”

“Acho que eles farão um trabalho muito bom”, disse Trump, creditando ao TikTok o fato de ter ajudado a construir seu apoio entre os jovens eleitores na eleição presidencial de 2024.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Murdoch, presidente-executivo da Fox, recentemente consolidou o controle de longo prazo do império de mídia de sua família, que inclui a Fox News e o Wall Street Journal, depois de resolver uma batalha legal de anos com seus irmãos. O patriarca da família, Rupert Murdoch, de 94 anos, também pode estar envolvido no acordo, disse Trump.

Rupert e Lachlan Murdoch são conhecidos por suas opiniões conservadoras e seus veículos de notícias atraem o público de direita, mas ocasionalmente atraem a ira de Trump.

Ellison, cofundador da Oracle e um dos principais doadores republicanos, há muito tempo vem sendo associado a um possível acordo com a TikTok. Dell é o presidente-executivo da Dell Technologies.

Maioria americana em conselho

Segundo uma autoridade sênior da Casa Branca, um acordo entre Washington e Pequim sobre o futuro do TikTok incluirá norte-americanos ocupando seis dos sete assentos no conselho de operações do aplicativo de vídeos curtos nos EUA, com a ByteDance da China nomeando o sétimo membro.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

O funcionário disse que o acordo também exigirá que todos os dados dos usuários norte-americanos sejam armazenados na infraestrutura de computação em nuvem dos EUA, administrada pela empresa de software norte-americana Oracle.

As autoridades do governo Trump têm sido inflexíveis ao afirmar que as principais partes do acordo já foram concluídas, incluindo o fato de que os EUA terão algum controle sobre o algoritmo do aplicativo. As autoridades do país haviam alertado que o algoritmo poderia ser usado pela China para manipular o que os norte-americanos veem nas mídias sociais.

A autoridade de alto escalão da Casa Branca disse que o acordo significa que o algoritmo do TikTok “será protegido, retreinado e operado nos Estados Unidos fora do controle da ByteDance.”

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Compartilhar

WhatsAppTwitterLinkedinFacebookTelegram
A Reuters é uma das mais importantes e respeitadas agências de notícias do mundo. Fundada em 1851, no Reino Unido, por Paul Reuter. Com o tempo, expandiu sua cobertura para notícias gerais, políticas, econômicas e internacionais.
reuters@moneytimes.com.br
A Reuters é uma das mais importantes e respeitadas agências de notícias do mundo. Fundada em 1851, no Reino Unido, por Paul Reuter. Com o tempo, expandiu sua cobertura para notícias gerais, políticas, econômicas e internacionais.
As melhores ideias de investimento

Receba gratuitamente as recomendações da equipe de análise do BTG Pactual – toda semana, com curadoria do Money Picks

OBS: Ao clicar no botão você autoriza o Money Times a utilizar os dados fornecidos para encaminhar conteúdos informativos e publicitários.

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies.

Fechar