Internacional

Lagarde insiste que inflação vai parar de subir

30 mar 2022, 9:39 - atualizado em 30 mar 2022, 9:39
Christine Lagarde
A inflação na Espanha atingiu 9,8% este mês e deve ficar acima de 7% na Alemanha (Imagem: REUTERS/Kai Pfaffenbach)

Os preços de alimentos e energia na zona do euro devem parar de subir, o que ajudaria a zona do euro a evitar a combinação de estagnação do crescimento e inflação alta temida por economistas, disse nesta quarta-feira a presidente do Banco Central Europeu, Christine Lagarde.

A inflação na Espanha atingiu 9,8% este mês e deve ficar acima de 7% na Alemanha, o que deve levar a zona do euro para outra máxima recorde quando os dados do bloco forem publicados na sexta-feira.

Lagarde disse que o cenário para a inflação é “fluido” uma vez que a guerra na Ucrânia força os economistas a revisarem constantemente suas projeções econômicas.

Mas ela espera que os preços de energia e alimentos, que bateram novas máximas desde a invasão da Ucrânia pela Rússia, se estabilizem, embora a níveis altos.

“Sabemos que veremos inflação mais alta este ano, não há dúvidas sobre isso”, disse Lagarde. “Mas também estamos vendo que alguns desses fatores que alimentam a inflação hoje, energia e alimentos, permanecerão altos. Mas não estimamos que eles –não prevemos– continuarão a subir.”

Ela reconheceu que a zona do euro enfrenta crescimento mais lento e inflação mais alta, mas ainda acredita que pode evitar a “estagflação”, o que ela definiu como “recessão da economia em base sustentável e inflação alta e continuando a subir”.

Giro da Semana

Receba as principais notícias e recomendações de investimento diretamente no seu e-mail. Tudo 100% gratuito. Inscreva-se no botão abaixo:

*Ao clicar no botão você autoriza o Money Times a utilizar os dados fornecidos para encaminhar conteúdos informativos e publicitários.