Política

Lei da Selic? Projeto prevê transparência na decisão da taxa de juros

06 jun 2023, 9:37 - atualizado em 06 jun 2023, 9:37
Imposto de Renda
A proposta busca transparência da taxa Selic. (Imagem: Shutterstock)

Está sendo analisado na Câmara dos Deputados o Projeto de Lei Complementar (PLP) 30/23 determina que a decisão da Selic seja divulgada pelo Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central, levando em conta os modelos técnico-científicos.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Assim, os cálculos e fundamentos que levaram o Copom a definir o patamar da taxa básica de juros seria publicado na internet, para acesso da população, em até dez dias após a definição da taxa.

GIRO DO MERCADO: Seu programa diário de segunda a sexta-feira, sempre ao meio-dia para te trazer todas as notícias que fervem no mercado financeiro e as análises que impulsionam seus investimentos! Salve o link e não perca!

Para o deputado André Figueiredo (PDT-CE), autor da proposta, a ideia é dar transparência à taxa Selic. “Isso é importante para evitar influências políticas indevidas e defesa de interesses privados, garantindo imparcialidade nas decisões”, disse.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Ele ainda reforça que a medida permitirá previsibilidade para os agentes econômicos, permitindo que tomem decisões informadas e ajustem a estratégia de investimento.

A PLP altera a Lei Complementar 179/21, que trata da autonomia e dos mandatos do Banco Central. Antes de seguir ao plenário, o projeto será analisado pelas comissões de Finanças e Tributação, Constituição e Justiça e de Cidadania.

Vale lembrar que desde que assumiu o mandato, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva e sua base política pressionam o Banco Central para a redução da taxa de juros, além de questionarem a autonomia da autoridade monetária.

Ontem, o presidente do BC, Roberto Campos Neto, disse que o debate sobre o juro básico no país virou “Copa do Mundo” e que “todo mundo tem opinião” sobre o assunto. Ele ponderou, porém, que as discussões sobre o tema são importantes.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Compartilhar

WhatsAppTwitterLinkedinFacebookTelegram
Estagiária
Estudante de jornalismo. Foi redatora durante um ano, trabalhando com hard news. Escreve sobre tecnologia, economia, política e empresas.
laura.santos@moneytimes.com.br
Estudante de jornalismo. Foi redatora durante um ano, trabalhando com hard news. Escreve sobre tecnologia, economia, política e empresas.
As melhores ideias de investimento

Receba gratuitamente as recomendações da equipe de análise do BTG Pactual – toda semana, com curadoria do Money Picks

OBS: Ao clicar no botão você autoriza o Money Times a utilizar os dados fornecidos para encaminhar conteúdos informativos e publicitários.

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies.

Fechar