Cotações por TradingView
Cotações por TradingView

Líder do governo no Senado pede manutenção de veto sobre ampliação do BPC

10/03/2020 - 18:29
Fernando Bezerra
Para Bezerra, derrubar o veto equivale a desfazer a reforma da Previdência (Imagem: Marcelo Camargo/Agência Brasil)

O líder do governo no Senado, senador Fernando Bezerra Coelho (MDB-PE), disse que derrubar o veto à proposta que amplia requisitos para concessão do Benefício de Prestação Continuada (BPC) é desfazer a reforma da Previdência aprovada pelo Congresso no ano passado.

O BPC é destinado a pessoas com deficiência e idosos cuja renda per capita da família seja inferior a 1/4 do salário mínimo. O texto vetado pretende ampliar esse limite para 1/2 salário mínimo, aumentando o rol de pessoas que podem pleitear o benefício.

O impacto da medida, segundo Coelho, é de R$ 20 bilhões no aumento das despesas obrigatórias. “Quanto mais se ampliar as despesas obrigatórias, maior a necessidade de reduzir investimentos em saúde, em educação, em primeira infância e em infraestrutura”, afirmou.

Já a deputada Erika Kokay (PT-DF) disse que manter o veto é fazer um “pacto sobre a crueldade”. Ela destacou que 1/4 de salário mínimo é aproximadamente R$ 250. “Desafio o senador que defendeu a manutenção do veto a viver com este valor”, afirmou.

Quer ficar por dentro de tudo que acontece no mercado financeiro?

Receba de segunda a sexta as principais notícias e análises. É grátis!

Última atualização por Bruno Andrade - 10/03/2020 - 18:29