BusinessTimes

Life Coaching: Elon Musk e a arte de aprender rápido

04 abr 2019, 16:48 - atualizado em 04 abr 2019, 16:48

Por Mario Henrique Meireles, CEO do Instituto Life Coaching

Agora que vocês já conhecem um pouco mais sobre a trajetória do empreendedor Elon Musk, sua forma de gerenciar as empresas e tornar seu dia mais produtivo, apresentamos as dicas do visionário para conseguir melhorar sua capacidade de aprendizado. Musk gosta de ler desde a infância e isso o ajudou a ter disciplina para mecanizar o aprendizado, ler mais de dois livros ao mesmo tempo faz com que o cérebro acostume a receber informações diversificadas e assimile com mais facilidade. Confira a seguir outras dicas para potencializar seus estudos com base nos ensinamentos do CEO da Tesla Motors.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Como aprender mais rápido?

De acordo com uma entrevista dada por Musk em 2015, o empresário considera o conhecimento como uma árvore semântica, para ele é importante compreender os princípios básicos do assunto e assim entrar nos detalhes, considerados as folhas do assunto, para que este possa ser assimilado e entendido em sua totalidade. Esta filosofia de aprendizado foi, primeiramente, descrita por Aristóteles na frase “primeira base da qual uma coisa é conhecida”, ou seja, busque as informações mais importantes sobre o assunto e assim que dominá-las, procure conhecer os detalhes e aperfeiçoar seu conhecimento.

Todos os conhecimentos estão interligados

Elon Musk é um empresário que conta com empresas nos mais diversos ramos de atuação e seu conhecimento é aplicado em todas as áreas, sem distinção. Isso se deve ao pensamento de que tudo está conectado e o conhecimento poderá ser transferido e adaptado para qualquer área. Esta conexão fica bem clara ao verificar que o que o empresário aprendeu em design, engenharia, software e tecnologia pode ser facilmente adaptado para a SpaceX, sua indústria aeroespacial.

Outro ponto importante na história de Musk é que o empresário não fica estagnado em seus estudos e trabalho, ele é um especialista generalista, uma pessoa que conhece muito sobre vários assuntos e sempre está em busca de mais conhecimento que possa ajudá-lo pessoalmente e profissionalmente.

Como aplicar essas dicas em minha rotina?

Independente do seu propósito, se é para estudos ou profissionalmente, é importante que você tenha em mente que a rotina regrada irá ajudar a longo prazo e evitar procrastinar fará com que se adapte mais rapidamente. Outro ponto é definir o foco de seu estudo e desconstruir o assunto em partes pequenas, chegando ao princípio fundamental, então ao dominar estes conceitos, ir procurando mais informações e detalhes para agregar conhecimento no assunto em questão. Caso seja um assunto que você não tenha conhecimentos, é importante procurar opiniões diversificadas e explorar todas as abordagens já existentes sobre o assunto, com este material você poderá comparar e colocar em contraste todas as informações, o que irá ajudá-lo a definir os princípios fundamentais.

Apesar de procurar materiais diversificados sobre um mesmo tema, é importante manter o foco no assunto e não procurar informações e detalhes demais para não confundi-lo na hora de compreender e assimilar o assunto. Apesar de não sabermos exatamente como funciona o processo de aprendizado de Elon Musk e seu segredo para o sucesso, estas dicas são interessantes para potencializar sua capacidade de aprendizado e assimilar o conteúdo e poderão ser adaptadas em sua rotina.

Quer a receita para bater constantemente o mercado? BofA ML ensina

opiniao@moneytimes.com.br