Transportes

Linhas do Metrô são paralisadas nesta quinta (12) em meio à protestos dos metroviários

12 out 2023, 13:47 - atualizado em 12 out 2023, 13:47
metrô
Metrô tem paralisação surpresa em dia de feriado de Nossa Senhora Aparecida (Imagem: Rovena Rosa/Agência Brasil)

Em meio ao feriado de Nossa Senhora Aparecida, o Metrô de São Paulo tem paralisações. As linhas 1-Azul, 3-Vermelha e 15-prata foram paradas, enquanto a 2-Verde teve a operação reduzida nesta quinta-feira (12).

O Metrô informou em nota que se trata de uma ação surpresa do Sindicato dos Metroviários. As linhas 4-Amarela e 5-Lilás, controladas pela iniciativa privada, operam normalmente.

“O Metrô foi surpreendido na manhã desta quinta-feira (12), sem qualquer aviso prévio, por uma ação do Sindicato dos Metroviários, que mais uma vez prejudica a população com pautas de interesse próprio e sem diálogo”, disse.

Segundo o sindicato, os trabalhadores que operam os trens da linha 2 estão recebendo advertências, cobrando funções indevidas.

Ainda, apontam as advertências como retaliação à greve realizada em 3 de outubro. Neste sentido, o sindicato reivindica a retirada das advertências e afirma tentar negociação com a companhia.

  • IPCA sobe em setembro: Onde apostar na renda fixa agora? Saiba mais no Giro do Mercado, clique aqui e assista.

Posicionamento do Metrô

Em nota, o Metrô afirma que a advertência não tem relação com a greve realizada no dia 3 e não implica em suspensão, demissão ou impactos na remuneração. Segundo a companhia, a advertência, por ora, cumpre apenas o papel de dar aos funcionários a oportunidade para corrigirem a “conduta faltosa”.

“A advertência também pode ser questionada pelos empregados, se assim desejarem, na via administrativa ou judicial, o que não prejudicaria os passageiros. Esse protesto liderado pelo Sindicato da categoria mais uma vez é utilizado para ameaçar a empresa e deixa a população que depende do transporte refém de seus próprios interesses”, diz em nota.

O Metrô afirmou estudar medidas legais para tomar diante da paralisação, realizada sem aviso prévio.

Repórter
Formada em jornalismo pela Universidade Nove de Julho. Foi redatora na área de marketing digital por 2 anos e ingressou no Money Times em 2022.
Linkedin
Formada em jornalismo pela Universidade Nove de Julho. Foi redatora na área de marketing digital por 2 anos e ingressou no Money Times em 2022.
Linkedin