BusinessTimes

Locadoras: “momento de oportunidades” está em risco por efeitos do coronavírus

18 mar 2020, 15:01 - atualizado em 18 mar 2020, 15:01
Localiza 4
Segundo a Guide, as locadoras enfrentarão problemas relacionados ao fornecimento de carros e restrições de crédito (Imagem: Money Times)

As três principais locadoras de veículos do Brasil (Localiza (RENT3), Movida (MOVI3) e Unidas (LCAM3)) apresentaram, no geral, bons resultados do quarto trimestre de 2019. Segundo a Guide Investimentos, as empresas vêm seguindo uma tendência de crescimento há anos, grande parte devido à crescente preferência do consumidor em fazer uso dos bens em vez de possuí-los.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

“As locadoras estão vivendo um momento com muitas oportunidades dentro do setor. No entanto, os efeitos do novo coronavírus vão acabar impactando de maneira relevante no desempenho delas durante o ano de 2020”, afirmou a corretora.

As empresas aguardavam para este ano um ritmo similar ao de 2019. Porém, com o coronavírus no radar, espera-se que elas revisem suas estimativas para baixo.

“Isto principalmente porque enfrentarão problemas relacionados ao fornecimento de carros e restrições de crédito”, destacou a Guide.

Encerrando o ano bem

A Unidas alcançou lucro líquido de R$ 348,8 milhões nos últimos três meses do ano passado, aumento de 49,3%. O bom desempenho também foi visto na receita líquida anual, cujo valor subiu 43,8% em relação a 2018 e alcançou R$ 4,7 bilhões.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
O lucro do quarto trimestre de 2019 da Movida cresceu 63%, encerrando em R$ 84,1 milhões (Imagem: Instagram/Movida)

O lucro trimestral da Movida cresceu 63%, encerrando em R$ 84,1 milhões. A receita no período avançou 34,2% e somou R$ 1 bilhão.

A Localiza, embora tenha registrado um crescimento considerável do custo de depreciação por carro, também reportou números que agradaram o mercado. O lucro do quarto trimestre subiu 25,9% e o Ebitda teve uma variação de 40,2%.

Pronta para o coronavírus

Contrariando a perspectiva de revisão apontada pela Guide, a Localiza havia dito na semana passada, em teleconferência com analistas, que “está pronta para enfrentar os diferentes cenários ligados à disseminação do coronavírus”.

Segundo a matéria da Reuters, a Localiza afirmou que benefícios podem chegar para a empresa com a queda das viagens internacionais, pois o fluxo de turistas migraria para o mercado doméstico e aceleraria o movimento de aluguel de carros nos aeroportos.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

O uso de automóveis também cresceria com a queda da utilização de transporte público.

“Consideramos diversos cenários e temos bastante flexibilidade para reagir a eles”, afirmou Maurício Teixeira, diretor de finanças e de relações com investidores da Localiza.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Compartilhar

Editora-assistente
Formada em Jornalismo pela Universidade Presbiteriana Mackenzie. Atua como editora-assistente do Money Times há pouco mais de três anos cobrindo ações, finanças e investimentos. Antes do Money Times, era colaboradora na revista de Arquitetura, Urbanismo, Construção e Design de interiores Casa & Mercado.
diana.cheng@moneytimes.com.br
Formada em Jornalismo pela Universidade Presbiteriana Mackenzie. Atua como editora-assistente do Money Times há pouco mais de três anos cobrindo ações, finanças e investimentos. Antes do Money Times, era colaboradora na revista de Arquitetura, Urbanismo, Construção e Design de interiores Casa & Mercado.