Localiza (RENT3), que faz 20 anos na B3, quer manter o foco em eficiência, rentabilidade e experiência do cliente, diz CEO

A Localiza (RENT3) completou 20 anos de listagem na B3 e, segundo o CEO Bruno Lasansky, o plano da companhia para o segundo semestre de 2025 passa por reforçar suas prioridades estratégicas: foco em eficiência, rentabilidade e experiência do cliente.
Em entrevista ao Money Times, o executivo fez um balanço da trajetória no mercado acionário e apontou que os pilares estratégicos ganham peso diante de um cenário mais desafiador. O desempenho do braço de Seminovos — responsável por uma fatia relevante da receita — segue no radar de analistas e investidores.
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“Seguimos comprometidos em oferecer veículos com procedência garantida, transparência e alta qualidade, garantindo a confiança dos nossos clientes”, afirmou Lasansky.
No primeiro trimestre de 2025 (1T25), a Localiza vendeu 74.720 seminovos — alta de 22% em relação ao ano anterior — e gerou R$ 5,3 bilhões em receita com essa unidade do negócio.
Outro desafio enfrentado pela Localiza está nos custos crescentes dos veículos, que afetam diretamente a composição da frota e a rentabilidade do negócio. Ainda assim, o executivo vê oportunidade na mudança de comportamento dos consumidores.
“Com a subida do preço do carro novo, empresas e pessoas físicas passam a considerar a terceirização ou assinatura como uma opção. Além disso, o Seminovos passa a ser uma opção de categoria à compra do carro novo”, explicou.
O CEO afirma que enxerga o movimento da concorrência como parte natural da evolução do setor, em um momento de novos players em áreas como aluguel por assinatura, e-hailing e gestão de frotas. Iniciativas de empresas como a Kovi e subsidiárias de montadoras vêm disputando espaço com modelos mais flexíveis e digitais.
“Continuaremos investindo em tecnologia, qualidade de atendimento e novas soluções para manter a liderança e responder com agilidade às mudanças do mercado”, afirmou.
Dinâmica de preços também representa risco
Para parte dos analistas do mercado, o segmento de Seminovos continua sendo o elo mais sensível da operação porque porque concentra a maior pressão sobre a rentabilidade da companhia.
A analista Larissa Quaresma, da Empiricus Research, lembra que a rentabilidade da Localiza depende da recuperação do ROIC Spread, que é uma métrica que mede o retorno sobre o capital investido, descontado o custo de capital.
“É preciso que os preços de carros usados diminuam o ritmo de queda, enquanto os preços de carros novos caiam mais que o de usados — essa dinâmica é essencial para a rentabilidade da companhia, especificamente no segmento de Seminovos, o grande ofensor de ROIC Spread nos últimos anos. Estamos construtivos com as tendências desse mercado, e acreditamos que o pior ficou para trás; por isso, mantemos a recomendação de compra para a ação”, avaliou.
Questionado sobre esse desafio, Lasansky afirma que a empresa tem atuado em diversas frentes para melhorar a performance da unidade de Seminovos.
“Estamos adotando medidas alinhadas às nossas prioridades estratégicas: a aceleração do processo de renovação da frota, reduzindo gradualmente a idade média dos carros vendidos, expandindo a rede de lojas de seminovos, aumentando a produtividade por loja e melhorando o mix de canais de venda”, disse.
20 anos de B3: os marcos da trajetória da Localiza
Fundada em 1973, em Belo Horizonte, a Localiza atua com aluguel de veículos, gestão de frotas e venda de seminovos. Presente em sete países e com uma frota superior a 600 mil carros, integra o Ibovespa e os principais índices da B3.
Desde a abertura de capital, em 2005, a Localiza multiplicou seu tamanho e, segundo o CEO, registrou retorno médio anual aos acionistas (TSR) de 22,6% ao ano, acumulando valorização de mais de 5.900%.
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“Celebramos duas décadas de capital aberto com orgulho de uma trajetória marcada por crescimento consistente, inovação e geração de valor”, afirmou o CEO.
Para Lasansky, os números ajudam a sustentar o otimismo. Segundo ele, no período, a frota saltou de cerca de 35 mil para 630 mil veículos, o número de agências subiu de 117 para 702, e a operação de seminovos foi de 13 para 244 lojas. O quadro de colaboradores, que era de menos de 2 mil pessoas, hoje passa dos 22 mil.
O CEO também destacou o avanço no portfólio de produtos, com destaque para os serviços de aluguel voltados a motoristas de aplicativo (Localiza Zarp) e de carro por assinatura (Localiza Meoo).
Além do crescimento operacional, a companhia também aposta na força da marca para manter sua vantagem competitiva. Segundo a consultoria Brand Finance, a Localiza é a 7ª marca mais valiosa do Brasil, e a que mais cresce no país.
Na B3, as ações da empresa acumulam alta de quase 30% nos últimos seis meses.
“A valorização das ações reflete a solidez operacional, a capacidade de adaptação e a disciplina financeira da companhia”, disse o CEO.