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Locaweb: “Queda nas margens foi proposital”, afirma CEO ao Money Times

16 nov 2021, 18:33 - atualizado em 16 nov 2021, 18:33
Fernando Cirne, CEO da Locaweb
Estratégia: Locaweb optou por trocar margem ebitda por crescimento, diz Cirne (Imagem: Divulgação/Locaweb)

O sentimento do mercado em relação ao balanço do terceiro trimestre da Locaweb (LWSA3) é de quebra de expectativa. Para analistas, a companhia conseguiu manter o ritmo de crescimento, mas a queda na margem ebitda, em função do aumento das despesas, foi demais para deixar passar batido.

As ações da empresa especializada em hospedagem de sites e computação em nuvem registraram forte queda nesta terça-feira (16), seguindo a trajetória negativa do pregão de sexta, quando fecharam cotadas a R$ 19,10. Os papéis da companhia derreteram 11,78%, negociados a R$ 16,85. O Ibovespa também ficou no vermelho, computando perdas de 1,82%, a 104.403,66 pontos.

Os custos e despesas operacionais do período saltaram 89,6% no comparativo anual, levando a uma queda de 12,3 pontos percentuais na margem ebitda ajustada, para 16%. No segmento de commerce, a margem caiu 26,3 pontos percentuais, a 15,8%, o que pode ser associado majoritariamente à consolidação das aquisições nos resultados e de despesas com marketing.

Na avaliação do Itaú BBA, a queda nas margens, em especial da divisão de commerce, pode levantar preocupações quanto a uma deterioração da métrica LTV/CAC (valor do cliente sobre custo de aquisição de clientes) e dúvidas sobre as margens consolidadas – se vão convergir a níveis orgânicos no longo prazo.

Em entrevista para o Money Times, Fernando Cirne, CEO da Locaweb, disse que a redução da margem foi um movimento proposital e controlado, feito para permitir que a empresa dê continuidade à sua trajetória de expansão.

Segundo o executivo, em um momento de reabertura econômica, em que a participação do e-commerce ainda é pequena no varejo brasileiro, a Locaweb não quer correr o risco de desacelerar.

“O que a gente está procurando é crescimento. A gente quer procurar crescer a receita. Esse é o nosso foco. Por isso, estamos abrindo mão de margem ebitda um pouco, para aproveitar esse momento e acelerar mais ainda”, explica.

No terceiro trimestre, a Locaweb intensificou os investimentos em marketing e na contratação de desenvolvedores. Isso levou a um aumento de mais de 40% na base de clientes do e-commerce nos primeiros nove meses do ano. Considerando a adição de lojistas da Bagy, adquirida em julho, o crescimento acumulado é de 96,6%.

“Não é pressão de margem”

O mercado usou bastante a palavra “pressão” para se referir à queda nas margens operacionais da Locaweb, ao que Cirne logo rebate. O CEO reforça que foi uma decisão consciente, visando não desacelerar a operação.

“Pressão seria se não tivesse opção. Eu tenho opção. Estou querendo manter o nível usando um pouco da minha margem através de marketing e, principalmente, acelerando o desenvolvimento de novos features que vão ajudar o meu cliente a vender mais”, diz o executivo.

Locaweb
A ação da Locaweb é uma das top picks do Itaú BBA no universo das techs (Imagem: Divulgação/Locaweb)

O Itaú BBA reconheceu que a queda faz parte do plano de crescimento da companhia e reiterou a ação como uma das suas top picks (favoritas) no setor de tecnologia, apesar dos resultados ruins do trimestre. A instituição espera que essa estratégia comece a dar frutos no médio prazo.

O Bank of America defendeu que margens menores não são necessariamente algo ruim, visto que o aumento na linha das despesas ocorreu principalmente devido às aquisições. Para uma empresa como a Locaweb, do setor de tecnologia, crescimento é fundamental. As empresas precisam se expandir, principalmente quando estão criando um ecossistema.

O Itaú BBA manteve a recomendação de outperform (desempenho esperado acima da média do mercado), pois vê o papel sendo negociado com desconto de 47%, 35% e 68% para VTEX, BigCommerce e Shopify, respectivamente. O preço justo sugerido é de R$ 33,10.

O Bank of America reforçou a recomendação neutra para o nome. No entanto, divulgou um novo preço-alvo de R$ 24, após cortar as estimativas de ebitda em 8% para 2021 e 12% para 2022.

A XP Investimentos aproveitou a divulgação dos resultados para atualizar o preço-alvo para 2022, agora de R$ 30, ante os R$ 32 para o fim de 2021. A corretora reforçou sua indicação de compra para a ação, pois continua otimista com as perspectivas futuras da companhia. Na avaliação dos analistas, a Locaweb tem espaço para se consolidar no mercado, dada a posição sólida de caixa.

“Máquina de M&A” de olho em parcerias

Um dos pontos altos da tese de investimento da Locaweb é a disposição em comprar empresas. Não é à toa que a companhia ganhou o apelido de “máquina de M&A (fusões e aquisições)”.

Seu diretor financeiro, Rafael Chamas, destaca a consistência estratégica da companhia na hora de escolher uma empresa com base na jornada do cliente. Segundo ele, a Locaweb faz aquisições sempre pensando em como concluir o novo ativo no ecossistema.

De acordo com o executivo, uma boa integração aumenta a possibilidade de vendas cruzadas e features, impactando de forma positiva a performance das empresas adquiridas – e, consequentemente, os números consolidados.

Outra característica da Locaweb é a atenção que a companhia dá para os fundadores. Segundo o Bank of America, existem fortes sinais de oportunidades para os fundadores das empresas adquiridas agora que Vindi e Yapay serão fundidas.

Whatsapp
Parceria inédita na América Latina: a Tray e a Social Miner desenvolveram um recurso de campanhas inteligentes dentro da plataforma da Tray usando o WhatsApp como ponto de captação de lead (Imagem: REUTERS/Thomas White)

A Locaweb decidiu fundir as empresas Vindi e Yapay. Essa unificação dará origem a uma nova unidade de soluções de pagamentos e serviços financeiros, que será liderada por Rodrigo Dantas, fundador da Vindi.

Com a agenda de M&A encaminhada, a companhia deu mais um passo na evolução de seu ecossistema e fechou uma parceria com o WhatsApp.

A Tray e a Social Miner desenvolveram um recurso de campanhas inteligentes dentro da plataforma da Tray usando o WhatsApp como ponto de captação de lead e de comunicação com clientes de e-commerce de forma automática.

Willians Marques, responsável pela unidade de commerce da Locaweb, diz que a novidade potencializa a aquisição de novos consumidores e melhora o atendimento desses compradores. Marques também destaca o ineditismo dessa parceria na América Latina.

“Até então, não era acessível para pequenas empresas. Somente a grandes empresas. Então, a gente vai democratizar essa tecnologia”, afirma.

A Locaweb acredita que a parceria tem potencial de virar um grande gerador de tráfego para as lojas. “Estamos vendo como um grande trunfo de lançamento para as pequenas empresas”, completa Marques.

Editora-assistente
Formada em Jornalismo pela Universidade Presbiteriana Mackenzie. Atua como editora-assistente do Money Times há pouco mais de três anos cobrindo ações, finanças e investimentos. Antes do Money Times, era colaboradora na revista de Arquitetura, Urbanismo, Construção e Design de interiores Casa & Mercado.
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Formada em Jornalismo pela Universidade Presbiteriana Mackenzie. Atua como editora-assistente do Money Times há pouco mais de três anos cobrindo ações, finanças e investimentos. Antes do Money Times, era colaboradora na revista de Arquitetura, Urbanismo, Construção e Design de interiores Casa & Mercado.
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