Lojas Renner (LREN3) completa 60 anos mirando expansão; Selic é ‘remédio difícil’, diz CEO

A Lojas Renner (LREN3) celebra 60 anos de existência e 20 anos como primeira corporação — empresa sem acionista controlador — da B3. Em evento nesta terça-feira (1), em São Paulo, Fabio Faccio contou que a companhia caminha para a abertura de 15 a 20 novas lojas ainda este ano e continuidade de investimentos, além da expansão, em tecnologia e posicionamento para lidar com o cenário macro.
No período de 2005 até 2024, a varejista de moda registra valorização de valorizaram 1.660,3% das ações, superando o avanço de 475,2% do Ibovespa (IBOV). Neste espaço de tempo, Lojas Renner viu o número de investidores crescer de 800 para 102 mil, entre pessoas físicas, jurídicas e investidores globais.
Em conversa com jornalistas, Faccio se mostrou otimista com o caminho que a companhia vem trilhando, apesar de reconhecer o difícil cenário macroeconômico no mundo e no Brasil.
Segundo o CEO, ainda que notavelmente o varejo sofra com uma taxa básica de juros (Selic) a 15% e a repercussão causada no consumo, Lojas Renner não está entre as grandes afetadas, em especial por atuar sem dívidas.
“Acho que não é positivo para ninguém [Selic a 15%], é um remédio difícil que o país tem que tomar e que não ajuda a nenhuma empresa economicamente, principalmente o varejo. É uma taxa muito alta e isso traz custos”, diz Fabio Faccio.
“Para a nossa empresa é um problema um pouco menor, porque nós não temos dívida. Temos uma geração de capital bastante importante, então acaba não penalizando tanto assim do ponto de vista dos custos financeiros. Mas não ajuda”, completa.
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O executivo pontua que há uma expectativa de que em breve ocorra um ciclo de corte nos juros, o que pode, por uma melhoria geral do cenário, acelerar o plano de expansão da companhia.
A ordem geral, segundo o CEO, é garantir que a empresa consiga navegar por qualquer cenário, do positivo ao negativo, tendo em vista a conhecida volatilidade do mercado.
A abertura de novas lojas, tanto de Renner quanto Youcom, visando, no caso da primeira, chegar a pontos mais remotos onde ainda não está presente e, no caso da segunda, aproveitar a janela de oportunidade de expansão vista pela companhia, se justifica mesmo com o atual patamar da Selic.
O que esperar de Lojas Renner?
Segundo o CEO da varejista de moda, o investimento anual de R$ 850 milhões da companhia está dividido principalmente em expansão orgânica (novas lojas), remodelação e tecnologia. A intenção, explica ele, é manter um ritmo de investimento de 6 a 7% da receita líquida nos próximos anos.
“Isso foi maior agora nos últimos três anos, porque a gente fez um investimento muito forte em infraestrutura, no novo centro de distribuição, todos os investimentos de bases tecnológicas e de dados e inteligência artificial. Agora é um investimento de evolução e crescimento”, disse Faccio.
A companhia vê uma série de oportunidades de crescimento nos ativos que Lojas Renner já detém, o que justifica a busca de crescimento orgânico. O executivo afirma que não está no radar, ao menos no momento, expansão via aquisição.
Hoje, Lojas Renner S.A. conta com Renner, Camicado, Youcom, Realize, Ashua e Repassa no portfólio.
Esse ano deve ocorrer a abertura de cerca de 15 a 20 lojas da Renner, 10 a 15 lojas da Yucom e 1 ou 2 lojas de Camicado.
“Estamos trabalhando para que nos próximos anos seja um número ainda maior de novas unidades”, finalizou Faccio.