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Lucro da Eternit salta 145,3% no 3º trimestre e atinge R$ 98 milhões

10 nov 2021, 9:14 - atualizado em 10 nov 2021, 9:14
Eternit - Projeto-piloto casa popular
A Eternit iniciou no terceiro trimestre a comercialização das suas telhas fotovoltaicas de concreto BIG-F10, sob a marca Tégula Solar (Imagem: Divulgação/Eternit)

A Eternit (ETER3) teve salto de 145,3% no lucro líquido do terceiro trimestre de 2021 ante igual período do ano passado, de acordo com o relatório divulgado pela companhia na noite desta terça-feira (9). Apesar da pressão nos preços das matérias-primas e dos demais insumos de produção, o montante subiu de R$ 39,95 milhões para R$ 98,01 milhões.

Excluindo eventos não recorrentes, o lucro totalizou R$ 76,69 milhões, alta de 105,1% no comparativo anual.

A receita líquida apresentou crescimento anual de 37,2% no trimestre, para R$ 275,97 milhões, impulsionada pelas exportações. A receita do mercado interno respondeu por R$ 218 milhões e compensou a ligeira redução no volume de vendas de fibrocimento.

O Ebitda (lucro antes de juros, impostos, depreciação e amortização) totalizou R$ 116,93 milhões, aumento expressivo de 131,8% em relação a um ano antes. Sob base ajustada, o indicador subiu 81,7% e atingiu R$ 84,64 milhões, com margem de 31% (alta de oito pontos percentuais).

Segundo a Eternit, os fatores que levaram ao crescimento do Ebitda foram o aumento do volume de vendas, que se beneficiou da demanda aquecida do setor de materiais de construção, o aumento dos preços, o aumento da cobertura geográfica e o ganho de produtividade nas unidades industriais.

Novo produto e aquisição

A Eternit iniciou no terceiro trimestre a comercialização das suas telhas fotovoltaicas de concreto BIG-F10, sob a marca Tégula Solar.

A telha mede 36,5 cm por 47,5 cm e é feita de concreto. As células fotovoltaicas são incorporadas na superfície. O produto tem potência de 9,16 watts, o que representa uma capacidade média mensal de produção de 1,15 Kwh, com vida útil estimada em 20 anos.

Em relação à aquisição da Confibra, a companhia está em fase final de negociação. A compra da empresa trará aumento de capacidade de cerca de 20% no parque industrial de telhas de fibrocimento da companhia.

Editora-assistente
Formada em Jornalismo pela Universidade Presbiteriana Mackenzie. Atua como editora-assistente do Money Times há pouco mais de três anos cobrindo ações, finanças e investimentos. Antes do Money Times, era colaboradora na revista de Arquitetura, Urbanismo, Construção e Design de interiores Casa & Mercado.
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Formada em Jornalismo pela Universidade Presbiteriana Mackenzie. Atua como editora-assistente do Money Times há pouco mais de três anos cobrindo ações, finanças e investimentos. Antes do Money Times, era colaboradora na revista de Arquitetura, Urbanismo, Construção e Design de interiores Casa & Mercado.
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