BusinessTimes

Lucro do Assaí cresce 34% com abertura de lojas e crédito fiscal

28 out 2021, 18:06 - atualizado em 28 out 2021, 18:06
Assai
A empresa explicou que sua receita líquida cresceu 17,5% no comparativo anual (Imagem: REUTERS/Paulo Whitaker)

A rede de atacarejo Assaí (ASAI3) teve aumento do lucro no terceiro trimestre, apoiada na rápida expansão de sua rede de lojas e num ganho fiscal, mais do que compensando a expansão abaixo da inflação das vendas no conceito mesmas lojas.

A companhia controlada pelo grupo francês Casino informou nesta quinta-feira que seu lucro líquido de julho a setembro somou de 538 milhões de reais, crescimento de 33,8% sobre um ano antes.

O Assaí teve um créditos tributário com impacto de 187 milhões de reais no lucro. Sem esses e outros efeitos não recorrentes, o lucro cresceu 39,5% ano a ano.

A empresa explicou que sua receita líquida cresceu 17,5% no comparativo anual, para 10,845 bilhões de reais, refletindo a maturação das lojas abertas nos últimos 12 meses.

O Assaí abriu 10 novas lojas em 2021, para um total de 194.

A companhia também reportou aumento de 4,5% das vendas no conceito mesmas lojas, abaixo da inflação no período.

Também influenciado pelo crédito fiscal, o resultado operacional medido pelo lucro antes de impostos, juros, amortização e depreciação (Ebitda) ajustado avançou 35,8%, acima do crescimento das vendas, atingindo 973 milhões e uma margem de 9%, um aumento de 1,2 ponto percentual.

Sem os efeitos extraordinários, o Ebitda subiu 16,9%, para 838 milhões de reais, com a margem Ebitda estável em 7,8%.

Mais cedo neste mês, o Assaí anunciou acordo com o grupo supermercadista GPA, também do Casino, para conversão de 71 lojas do Extra Hiper, do GPA (PCAR3), em lojas Assaí, numa operação avaliada em 4 bilhões de reais.

Veja o quadro abaixo:

Giro da Semana

Receba as principais notícias e recomendações de investimento diretamente no seu e-mail. Tudo 100% gratuito. Inscreva-se no botão abaixo:

*Ao clicar no botão você autoriza o Money Times a utilizar os dados fornecidos para encaminhar conteúdos informativos e publicitários.