Tempo Real: Ibovespa na espera da inflação americana e falas de Galípolo
O secretário de Comércio e Relações Internacionais do Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa), Luis Rua, foi nomeado nesta sexta-feira (4). Rua assume o lugar de Roberto Perosa, que teve sua saída do Mapa confirmada após 21 meses à frente da secretaria. A nomeação foi formalizada por meio da Portaria nº 1.100, publicada no Diário Oficial da União (DOU)
Natural de Mogi Guaçu (SP), Rua possui formação acadêmica com bacharelados em Economia e Relações Internacionais pela Faculdade de Campinas (FACAMP).
Ele também é mestre em Economia Internacional pela Faculdade de Economia da Universidade do Porto (FEP/UP) e pós-graduado em Agronegócios pela Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (ESALQ/USP).
- Veja mais: retorno de investimento em apartamentos tipo studio pode ser “fichinha” perto dessa outra estratégia
Desde 2020, Luis Rua atuava como diretor de mercados na Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA), organização que representa os setores de avicultura e suinocultura.
Na ABPA, atuou para promover novas oportunidades para o setor produtivo, por meio de negociações internacionais e relações institucionais com stakeholders tanto no Brasil quanto no exterior.
Perosa exalta trabalho no Ministério da Agricultura
Em seu perfil no Linkedin, o ex-secretário do Ministério da Agricultura, Roberto Perosa disse ter sido um privilégio liderar uma equipe tão dedicada e testemunhar os impactos positivos de nossas ações no Brasil.
“Juntos, alcançamos marcos históricos, com destaque para a abertura de 248 novos mercados em 60 países, em números recordes, e o aumento expressivo das exportações, consolidando o agro brasileiro como protagonista global. Agora, com a sensação de dever cumprido e respeitando os prazos legais, retorno à iniciativa privada, levando comigo a certeza de que dei a minha contribuição ao Brasil “, disse
Na quarta (2), também foi confirmada a exoneração de Jonatas Pulquério do cargo de Diretor do Departamento de Gestão de Riscos da Secretaria de Política Agrícola do Mapa. Pulquério ficou 18 meses na pasta e deve retornar a Mato Grosso, onde é servidor de carreira. Em conversa ao Money Times, ele disse que o setor vive uma crise.