Lula anuncia saída de Sabino do Turismo e ala governista do União Brasil indicará novo nome, diz fonte
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva anunciou, ao final da reunião ministerial desta quarta-feira (17), a saída do cargo do ministro Celso Sabino, do Turismo, e que um substituto será indicado pelo ex-partido do ministro, o União Brasil, contou à Reuters uma fonte presente à reunião.
Sabino foi expulso do União em dezembro, depois de decidir permanecer no cargo mesmo quando o partido anunciou seu rompimento com o governo, com direito a ataques diretos a Lula por parte do presidente da sigla, Antonio Rueda.
O ministro concordou com a saída antecipada porque deixaria o governo no início do próximo ano para ser candidato ao Senado no seu Estado, o Pará, por um partido ainda a ser definido, e deve ter o apoio do presidente. Sabino queria apenas ficar até o final deste ano para terminar a organização da COP30, em Belém, e por isso se recusou a deixar o governo quando o partido rompeu com Lula.
Apesar do rompimento, o União pediu para indicar um novo nome para o lugar de Sabino, e Lula acatou, disse a fonte. A indicação deve ser feita pela ala mais governista da bancada do União na Câmara, que o Planalto quer manter na base aliada.
Apesar do rompimento, Rueda deu aval para que a bancada faça a indicação. O nome aventado até agora é de Gustavo Damião, filho do deputado federal Damião Feliciano (PB), que foi secretário de Turismo em seu Estado.