Política

Lula anuncia saída de Sabino do Turismo e ala governista do União Brasil indicará novo nome, diz fonte

17 dez 2025, 16:24 - atualizado em 17 dez 2025, 16:24
lula
(Imagem: REUTERS/Adriano Machado)

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva anunciou, ao final da reunião ministerial desta quarta-feira (17), a saída do cargo do ministro Celso Sabino, do Turismo, e que um substituto será indicado pelo ex-partido do ministro, o União Brasil, contou à Reuters uma fonte presente à reunião.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Sabino foi expulso do União em dezembro, depois de decidir permanecer no cargo mesmo quando o partido anunciou seu rompimento com o governo, com direito a ataques diretos a Lula por parte do presidente da sigla, Antonio Rueda.

O ministro concordou com a saída antecipada porque deixaria o governo no início do próximo ano para ser candidato ao Senado no seu Estado, o Pará, por um partido ainda a ser definido, e deve ter o apoio do presidente. Sabino queria apenas ficar até o final deste ano para terminar a organização da COP30, em Belém, e por isso se recusou a deixar o governo quando o partido rompeu com Lula.

Apesar do rompimento, o União pediu para indicar um novo nome para o lugar de Sabino, e Lula acatou, disse a fonte. A indicação deve ser feita pela ala mais governista da bancada do União na Câmara, que o Planalto quer manter na base aliada.

Apesar do rompimento, Rueda deu aval para que a bancada faça a indicação. O nome aventado até agora é de Gustavo Damião, filho do deputado federal Damião Feliciano (PB), que foi secretário de Turismo em seu Estado.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Compartilhar

WhatsAppTwitterLinkedinFacebookTelegram
A Reuters é uma das mais importantes e respeitadas agências de notícias do mundo. Fundada em 1851, no Reino Unido, por Paul Reuter. Com o tempo, expandiu sua cobertura para notícias gerais, políticas, econômicas e internacionais.
A Reuters é uma das mais importantes e respeitadas agências de notícias do mundo. Fundada em 1851, no Reino Unido, por Paul Reuter. Com o tempo, expandiu sua cobertura para notícias gerais, políticas, econômicas e internacionais.

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies.

Fechar