Datafolha

Lula: Após 6 meses no poder, como está a avaliação do presidente?

17 jun 2023, 16:12 - atualizado em 17 jun 2023, 16:12
Lula
Avaliação de Lula está empatada com a de seu antecessor, Bolsonaro, e não é das melhores para um primeiro mandato (Imagem: REUTERS/Ueslei Marcelino)

Com pouco mais de seis meses de mandato, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva tem 37% de aprovação, segundo a nova pesquisa Datafolha, publicada neste sábado (17) pelo jornal Folha de S. Paulo.

Com isso, a aprovação do terceiro mandato de Lula está estável em relação a pesquisa anterior, divulgada no fim de março pelo instituto de pesquisas.

Por outro lado, 27% dos entrevistados pelo Datafolha desaprovam o petista. No entanto, 33% dos ouvidos pelo instituto consideram o presidente regular, enquanto 3% não opinaram.

O Datafolha ouviu 2.010 eleitores em 112 municípios do país entre os dias 12 e 14 de junho. A pesquisa tem margem de erro de dois pontos percentuais.

Lula na berlinda?

Segundo o Datafolha, no levantamento anterior, 38% disseram que aprovavam o presidente Lula. Em contrapartida, à época, 29% desaprovavam, enquanto 30% consideravam sua gestão regular.

De acordo com a Folha, a avaliação de Lula segue empatada com a do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) nos períodos comparáveis. Além disso, os números repetem o pior desempenho de um mandatário eleito em primeiro mandato desde a redemocratização de 1985.

No recorte por renda, Lula tem maior aprovação entre aqueles que ganham até 2 salários mínimos, de 43%, considerando que ele é ótimo ou bom. O presidente tem aprovação de 47% por dois grupos, os menos escolarizados e nordestinos.

Todavia, Lula tem maior reprovação entre os grupos de rendas mais altas. De modo que 34% dos grupos que ganham de 2 a 5 salários mínimos, a chamada classe média baixa, e moradores do Centro-Oeste reprovam o presidente.

Entre evangélicos, o número cresce para 37%, e entre a minoria (4% da amostra) mais rica (mais de 10 mínimos mensais), 49% reprovam o petista.

*Com Reuters

Repórter
Jornalista mineira com experiência em TV, rádio, agência de notícias e sites na cobertura de mercado financeiro, empresas, agronegócio e entretenimento. Antes do Money Times, passou pelo Valor Econômico, Agência CMA, Canal Rural, RIT TV e outros.
Linkedin
Jornalista mineira com experiência em TV, rádio, agência de notícias e sites na cobertura de mercado financeiro, empresas, agronegócio e entretenimento. Antes do Money Times, passou pelo Valor Econômico, Agência CMA, Canal Rural, RIT TV e outros.
Linkedin
Giro da Semana

Receba as principais notícias e recomendações de investimento diretamente no seu e-mail. Tudo 100% gratuito. Inscreva-se no botão abaixo:

*Ao clicar no botão você autoriza o Money Times a utilizar os dados fornecidos para encaminhar conteúdos informativos e publicitários.