Lula

Lula convoca reunião para discutir mudança da Meta em moderação de conteúdo e defende soberania dos países

09 jan 2025, 14:24 - atualizado em 09 jan 2025, 14:24
Presidente Luiz Inácio Lula da Silva 26/11/2024 REUTERS/Adriano Machado g7
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva afirmou nesta quinta-feira que fará uma reunião com integrantes do governo para discutir Meta. (REUTERS/Adriano Machado)

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva afirmou nesta quinta-feira que fará uma reunião com integrantes do governo para discutir a decisão da Meta de mudar a política de moderação de conteúdo em suas redes sociais, e destacou que não se “pode ferir a cidadania de uma nação”.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

“Eu acho que é extremamente grave as pessoas quererem que a comunicação digital não tenha a mesma responsabilidade de um cara que cometa um crime na imprensa escrita. É como se um cidadão pudesse ser punido porque faz uma coisa na vida real e não pudesse ser punido quando faz a mesma coisa nas redes”, disse Lula a jornalistas no Palácio do Planalto.

“O que nós queremos é que cada país tenha sua soberania resguardada. Não pode um cidadão, dois cidadãos, três cidadãos acharem que podem ferir a cidadania de uma nação”, acrescentou.

Em entrevista à Rádio Eldorado nesta quinta-feira, o vice-presidente da República, Geraldo Alckmin, afirmou que o país não pode permitir que estruturas econômicas fortes prejudiquem direitos individuais e coletivos.

“Não é possível você ter plataformas, órgãos de comunicação, ainda mais de presença global, sem responsabilidade, sem responsabilização”, disse.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

“A regulamentação das fake news pelo Congresso Nacional e a postura do Judiciário são necessários em defesa da sociedade. Não é porque alguém é milionário que ele pode fazer o que quer.”

Alckmin acrescentou que o debate no Congresso sobre a regulamentação de fake news e inteligência artificial deve ser aprofundado neste ano.

Na terça-feira, o presidente da Meta, Mark Zuckerberg, anunciou o fim do programa de checagem de fatos nas redes sociais da empresa — Facebook, Instagram e Threads — nos Estados Unidos como parte de uma mudança em sua política de moderação de conteúdo. A empresa passará a adotar um recurso chamado notas da comunidade, semelhante ao que a rede social de Elon Musk, X, já promove.

O Ministério Público Federal de São Paulo apresentou na quarta-feira questionamento aos responsáveis pela Meta no Brasil para saber se haverá mudanças também no país.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Compartilhar

WhatsAppTwitterLinkedinFacebookTelegram
A Reuters é uma das mais importantes e respeitadas agências de notícias do mundo. Fundada em 1851, no Reino Unido, por Paul Reuter. Com o tempo, expandiu sua cobertura para notícias gerais, políticas, econômicas e internacionais.
reuters@moneytimes.com.br
A Reuters é uma das mais importantes e respeitadas agências de notícias do mundo. Fundada em 1851, no Reino Unido, por Paul Reuter. Com o tempo, expandiu sua cobertura para notícias gerais, políticas, econômicas e internacionais.
As melhores ideias de investimento

Receba gratuitamente as recomendações da equipe de análise do BTG Pactual – toda semana, com curadoria do Money Picks

OBS: Ao clicar no botão você autoriza o Money Times a utilizar os dados fornecidos para encaminhar conteúdos informativos e publicitários.

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies.

Fechar