Eleições 2026

Lula deixa entrevista no QG do Exército sem responder perguntas sobre Lulinha e Marcola

25 ago 2026, 13:56
Presidente Lula evita comentar sobre investigações contra filho e ex-chefe de gabinete (Reuters/Adriano Machado)

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) evitou responder perguntas sobre o impacto das investigações sobre seu filho Fábio Luís Lula da Silva, o Lulinha, e de seu ex-chefe de gabinete Marco Aurélio Santana Ribeiro, conhecido como Marcola, em sua campanha eleitoral.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Lula deu uma entrevista a jornalistas após a cerimônia em homenagem ao Dia do Soldado, no quartel-general do Exército, em Brasília (DF), nesta terça-feira (25). O presidente decidiu falar com a imprensa logo após o evento, o que não é de praxe.

Entretanto, não respondeu aos questionamentos sobre se as investigações estariam prejudicando sua campanha ou se está decepcionado com Marcola. Fábio Luís e Marcola são investigados pela Polícia Federal por suposto tráfico de influência.

O presidente falou brevemente sobre a cerimônia do Dia do Soldado, ressaltando o discurso que tem feito nas últimas semanas de reforço nos investimentos em defesa. Assim que terminou de falar, deixou o local e não respondeu a nenhum questionamento dos jornalistas.

Lula falou que esse é um momento em que “a questão da defesa entra como prioridade do governo”. “Para um País que tem 16.800 km de fronteira seca, 8 mil km de fronteira marítima, a maior reserva florestal do mundo, possivelmente a primeira ou segunda reserva de minerais críticos, que tem 215 milhões de habitantes e petróleo a 300 km da margem do nosso oceano, a defesa não pode ser algo quando sobrar dinheiro”, afirmou aos jornalistas.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

O presidente também ressaltou a entrada de mulheres no Exército brasileiro. Disse que se trata de uma “revolução comportamental dos homens, que estão dizendo às mulheres: ‘Vocês não devem nada a nós, entrem e disputem'”.

“Elas são as primeiras recrutas do Exército, que entraram neste ano, e estão preparadas para mostrar que mulher pode estar em qualquer lugar, fazer qualquer coisa, desde que ela queira fazer”, disse.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Compartilhar

WhatsAppTwitterLinkedinFacebookTelegram
Estadão Conteúdo é uma agência de notícias que pertence ao grupo O Estado de S. Paulo e fornece notícias, análises, colunas e cotações, entre outros conteúdos, para veículos de imprensa de todo o Brasil.
Estadão Conteúdo é uma agência de notícias que pertence ao grupo O Estado de S. Paulo e fornece notícias, análises, colunas e cotações, entre outros conteúdos, para veículos de imprensa de todo o Brasil.

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies.

Fechar