Lula diz que COP30 é momento de impor nova derrota a negacionistas
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva disse nesta segunda-feira (10), em discurso na abertura da conferência das Nações Unidas sobre o clima COP30, em Belém, que o evento realizado na região amazônica é momento de impor uma nova derrota aos negacionistas.
Em sua fala, Lula disse ainda que é mais barato colocar US$ 1,3 trilhão para países em desenvolvimento combaterem as mudanças climáticas do que gastar US$ 2,7 trilhões em guerras.
O presidente afirmou que a comunidade internacional está no caminho certo para combater a emergência climática, mas que este trajeto está sendo percorrido na velocidade errada, fazendo também um apelo para que os países cumpram seus compromissos.
- VEJA MAIS: O que os balanços do 3T25 revelam sobre o rumo da bolsa brasileira e quais ações podem surpreender nos próximos meses – confira as análises do BTG Pactual
A um ano das eleições, COP30 é teste verde para Lula e desafio para o Brasil entregar resultados reais
Na quinta-feira (6) teve início o encontro de líderes mundiais da COP30, a 30ª Conferência das Partes da Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre Mudança do Clima, maior evento do mundo sobre a questão climática, que reúne quase 200 países. Pela primeira vez, o evento é sediado no Brasil, mais especificamente em Belém (PA), no coração da Floresta Amazônica.
O país chega à conferência com o desafio de reafirmar sua liderança nas negociações climáticas globais e reconstruir sua credibilidade ambiental, abalada por políticas inconsistentes que o colocaram entre os cinco maiores emissores de gases de efeito estufa do planeta.
O evento também carrega um peso político: ocorre a um ano das eleições presidenciais de 2026. O presidente Luiz Inácio Lula da Silva busca reforçar sua imagem como um “líder verde”, ao mesmo tempo em que enfrenta críticas sobre a organização da COP e ao apoio da pauta ambiental.
Confira a matéria completa aqui.