Lula diz que governo vai cuidar da Margem Equatorial com respeito às próximas gerações
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva afirmou nesta terça-feira que o país vai “cuidar” das atividades de pesquisa de petróleo na Margem Equatorial com o respeito que precisa ser dispensado às próximas gerações.
Em evento de ampliação da capacidade operacional na Refinaria Abreu e Lima em Ipojuca (PE), Lula afirmou ainda que a Petrobras (PETR4) tem o potencial de se tornar uma potência na produção de energia renovável.
“A gente vai cuidar. A gente vai fazer com o respeito que a gente tem que dar à futuras gerações”, disse o presidente, na cerimônia.
A pesquisa exploratória de petróleo na Margem Equatorial foi autorizada em outubro pelo Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), pouco antes da realização da cúpula climática das Nações Unidas COP30 em Belém, realizada em novembro.
Dias antes da COP30, Lula afirmou que teria sido um líder falso se tivesse esperado a realização da cúpula para que então fosse anunciada a autorização para se verificar se há petróleo na região da Margem Equatorial no Estado do Amapá.