Lula nomeia advogado-geral da Petrobras Wellington César como novo ministro da Justiça
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva indicou o advogado Wellington César Lima e Silva, chefe da área jurídica da Petrobras, como o novo ministro da Justiça e Segurança Pública, informou o governo em comunicado nesta terça-feira.
César vai substituir o ex-presidente do Supremo Tribunal Federal (STF) Ricardo Lewandowski, que entregou o posto na semana passada alegando razões pessoais, após quase dois anos à frente da pasta.
O advogado chegou a ser nomeado como ministro da Justiça pela então presidente Dilma Rousseff em 2016, mas teve a posse barrada pela Justiça por questionamentos de que um integrante do Ministério Público não deveria ocupar cargo no governo — na época ele ficou no MP.
Em 2023, já aposentado do MP, ele assumiu a Secretaria de Assuntos Jurídicos da Presidência da República e, no ano seguinte, deixou o cargo para ocupar o cargo de advogado-geral da Petrobras.
A segurança pública é uma das áreas mais delicadas para o governo e que pode ter papel relevante na disputa eleitoral deste ano, em que Lula deve concorrer à reeleição para um quarto mandato presidencial.