Lula pede a Trump, em nova ligação, negociação de tarifa extra de 40% sobre demais produtos
Luiz Inácio Lula da Silva pediu, durante uma conversa telefônica nesta terça-feira (2), que Donald Trump avance nas negociações sobre os produtos brasileiros que ainda enfrentam a tarifa adicional de 40% nos Estados Unidos. Segundo o presidente, o Brasil deseja avançar rápido essas tratativas.
Lula telefonou para Trump às 12h (horário de Brasília) e os dois conversaram por 40 minutos.
“Ambos tiveram uma conversa muito produtiva e trataram de temas da agenda comercial, econômica e de combate ao crime organizado”, afirmou o Planalto em nota.
- CONFIRA: Veja os ativos mais recomendados por grandes bancos e descubra como diversificar sua carteira com as escolhas favoritas do mercado; acesse gratuitamente
Lula avaliou como “muito positiva” a decisão dos EUA de retirar a tarifa adicional de 40% aplicada a alguns produtos brasileiros, como carne, café e frutas — medida anunciada pelo governo norte-americano no fim de novembro.
O presidente brasileiro também enfatizou a urgência de reforçar a cooperação com os Estados Unidos no enfrentamento ao crime organizado internacional. Ele destacou as recentes operações conduzidas pelo governo federal para asfixiar financeiramente essas organizações e mencionou a existência de ramificações que atuam a partir do exterior.
Segundo o Planalto, Trump demonstrou “total disposição” para trabalhar com o Brasil e afirmou que dará apoio às iniciativas conjuntas para enfrentar essas organizações criminosas.
Os dois presidentes concordaram em voltar a conversar em breve para acompanhar o andamento dessas ações.