Política

Lula perde aprovação de brasileiros, aponta Ipec; veja os números

09 jun 2023, 11:03 - atualizado em 09 jun 2023, 11:03
Lula
Taxa de aprovação de Lula cai, aponta pesquisa Ipec (Imagem: REUTERS/Adriano Machado)

O governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva é considerado ótimo ou bom por 37% dos brasileiros, mostra a pesquisa do Ipec encomendada pelo O Globo.

A taxa de aprovação oscilou negativamente, perdendo dois pontos percentuais de avaliação boa e ótima entre abril e junho, enquanto as avaliações regular, e ruim/péssimo, aumentaram dois pontos cada.

A pesquisa do Ipec mostrou também que 53% dos brasileiros aprovam a maneira como Lula está governando o País, enquanto 40% desaprovam a gestão do atual presidente. Em março, quando essa mesma questão foi apresentada, 57% aprovavam a maneira de Lula governar, enquanto 35% desaprovavam.

Entre as regiões do Brasil, a maior aprovação do governo Lula é no Nordeste, onde ganhou a eleição contra Jair Bolsonaro. No entanto, a taxa de aprovação caiu de 55% para 45%. A maior rejeição está no Centro-Oeste e Norte, com 33% considerando o governo ruim ou péssimo.

O governo perdeu aprovação a faixa de eleitores com renda mais baixa, contudo, ganhou entre os mais ricos. Entre entrevistados com renda até um salário mínimo, a aprovação ficou em 43%, 10 pontos a menos que em abril. Já entre aqueles com renda superior a 5 salários mínimos, a faixa de bom/ótimo passou de 30% para 36%.

  • GIRO DO MERCADO: Seu programa diário de segunda a sexta-feira, sempre ao meio-dia para te trazer todas as notícias que fervem no mercado financeiro e as análises que impulsionam seus investimentos! Salve o link e não perca!

Além disso, 53% dos entrevistados afirmaram que confiam em Lula, ante 43% que disseram não confiar no presidente.

A pesquisa ouviu 2 mil pessoas, de 127 municípios, entre os dias 1 e 5 de junho deste ano. A margem de erro é de dois pontos percentuais para mais ou para menos.

* Com Reuters

Repórter
Formada em jornalismo pela Universidade Nove de Julho. Foi redatora na área de marketing digital por 2 anos e ingressou no Money Times em 2022.
Linkedin
Formada em jornalismo pela Universidade Nove de Julho. Foi redatora na área de marketing digital por 2 anos e ingressou no Money Times em 2022.
Linkedin
Giro da Semana

Receba as principais notícias e recomendações de investimento diretamente no seu e-mail. Tudo 100% gratuito. Inscreva-se no botão abaixo:

*Ao clicar no botão você autoriza o Money Times a utilizar os dados fornecidos para encaminhar conteúdos informativos e publicitários.