Lula fará pronunciamento neste domingo (30) com medida considerada ‘marco’ do governo
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva fará um pronunciamento em cadeia nacional de rádio e televisão neste domingo (30), às 20h30.
A fala, já gravada e com pouco mais de seis minutos, trará como principal anúncio a nova faixa de isenção do Imposto de Renda, que passa a contemplar quem recebe até R$ 5 mil mensais a partir de janeiro de 2026. A mudança na tabela do IR foi uma promessa de campanha de Lula, que conseguiu a aprovação no Congresso no início da corrida eleitoral do ano que vem.
De acordo com estimativas do governo, a mudança ampliará o benefício para mais de 15 milhões de contribuintes. O governo atribui a possibilidade de implementação da medida à recente taxação das altas fortunas, apresentada como estratégia para reduzir desigualdades na cobrança de tributos.
No pronunciamento, Lula também deve mencionar os descontos adicionais no IR para rendimentos de até R$ 7.350, além de citar programas sociais reativados em seu mandato. Em suas últimas aparições, a equipe econômica tem ressaltado indicadores recentes, como o nível de desemprego abaixo dos menores registros da série histórica e o crescimento da atividade acima da média dos países da região.
- CONFIRA: Veja os ativos mais recomendados por grandes bancos e descubra como diversificar sua carteira com as escolhas favoritas do mercado; acesse gratuitamente