Política

Lula supera Flávio Bolsonaro e Tarcísio de Freitas e lidera todos os cenários eleitorais, diz Atlas

21 jan 2026, 8:55 - atualizado em 21 jan 2026, 8:55
lula cop30 (3)
Pesquisa Atlas mostra Lula na frente em todos os cenários de primeiro e segundo turno, com possibilidade de vitória já no primeiro turno. (Foto: Reuters/Adriano Machado)

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva lidera com folga todos os cenários de primeiro turno para a eleição presidencial de outubro deste ano, com chances inclusive de vencer já no primeiro turno, e mantém a liderança nas simulações de segundo turno, segundo pesquisa Atlas divulgada nesta quarta-feira (21).

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

De acordo com o levantamento, encomendado pela Bloomberg, os dois possíveis candidatos do campo bolsonarista — o senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ) e o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos) — registram desempenho idêntico contra o petista em um segundo turno.

Em um cenário em que tanto Flávio, filho mais velho do ex-presidente Jair Bolsonaro, quanto Tarcísio são candidatos, Lula aparece com 48% das intenções de voto, enquanto Flávio tem 28% e Tarcísio soma 11%.

Entre os demais candidatos, o governador de Goiás, Ronaldo Caiado (União), tem 3%, mesmo percentual de Renan Santos, do partido Missão, ligado ao Movimento Brasil Livre (MBL). Os governadores de Minas, Romeu Zema (Novo), e do Paraná, Ratinho Jr. (PSD), aparecem com 2% cada, e o ex-ministro Aldo Rebelo (Democracia Cristã) tem 1%. Brancos e nulos somam 2%.

A margem de erro da pesquisa é de 1 ponto percentual para mais ou para menos. No dia da eleição, a Justiça Eleitoral considera apenas os votos válidos na apuração, retirando os brancos e nulos. Com isso, o cenário aponta que Lula poderia obter mais de 50% dos votos válidos e se reeleger já no primeiro turno.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

O Atlas simulou um cenário em que apenas Flávio é o candidato bolsonarista. Nesse caso, Lula tem 49% e o senador aparece com 35%. Caiado (4%), Zema, Ratinho Jr. e Renan Santos (3% cada) e Aldo (1%) também aparecem nesse cenário. Brancos e nulos são 2%, indicando que Lula também teria chance de obter mais de 50% dos votos válidos, evitando o segundo turno.

Quando Tarcísio aparece como candidato e Flávio não, Lula tem 49%, e o governador de São Paulo fica com 28%. Caiado (5%), Zema e Ratinho Jr. (4% cada), Renan Santos (3%) e Aldo (1%) completam o cenário. Brancos e nulos são 5%, e 1% não soube responder. Mais uma vez, o cenário indica chance de reeleição de Lula no primeiro turno.

Nas simulações de segundo turno, Lula venceria tanto Flávio quanto Tarcísio por 49% a 45%, segundo o Atlas. Na pesquisa do instituto em dezembro, Lula vencia Flávio por 53% a 41% e derrotava Tarcísio pelos mesmos 49% a 45% do levantamento atual.

A pesquisa entrevistou 5.418 pessoas pela internet entre os dias 15 e 20 de janeiro. A margem de erro é de 1 ponto percentual para mais ou para menos.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Compartilhar

WhatsAppTwitterLinkedinFacebookTelegram
A Reuters é uma das mais importantes e respeitadas agências de notícias do mundo. Fundada em 1851, no Reino Unido, por Paul Reuter. Com o tempo, expandiu sua cobertura para notícias gerais, políticas, econômicas e internacionais.
A Reuters é uma das mais importantes e respeitadas agências de notícias do mundo. Fundada em 1851, no Reino Unido, por Paul Reuter. Com o tempo, expandiu sua cobertura para notícias gerais, políticas, econômicas e internacionais.
Por dentro dos mercados

Receba gratuitamente as newsletters do Money Times

OBS: Ao clicar no botão você autoriza o Money Times a utilizar os dados fornecidos para encaminhar conteúdos informativos e publicitários.

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies.

Fechar