Agenda

Lula vai à China e arcabouço fiscal, ao Congresso; veja o que movimenta a semana

08 abr 2023, 11:00 - atualizado em 07 abr 2023, 18:05
Lula
Presidente Lula viaja à China na próxima terça-feira (11) (Imagem: REUTERS/Adriano Machado)

Com a redução das sessões deliberativas no Congresso por causa do feriado da sexta-feira (7), o governo de Luiz Inácio Lula da Silva (PT) adiou o envio da nova regra fiscal à Câmara dos Deputados para a próxima semana.

Além disso, o presidente Lula viaja à China na terça-feira (11) — um dia após o governo completar 100 dias. Inicialmente, a viagem estava marcada para 25 de março. Porém, Lula foi diagnosticado com pneumonia e influenza A, o que adiou a ida ao país asiático.

Lula deve iniciar a agenda oficial em Xangai, onde fica a sede do Novo Banco de Desenvolvimento (NBD). A ex-presidente Dilma Rousseff já assumiu o cargo à frente do chamado “banco dos Brics”, grupo formado por Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul.

Depois, no dia 14 acontece o encontro do presidente com o líder chinês Xi Jinping, em Pequim. Na ocasião, serão assinados cerca de 20 acordos bilaterais. Entre eles, o que permitirá transações bilaterais entre os dois países sem passar pelo dólar.

Na viagem, o presidente Lula será acompanhado pelo ministro da Fazenda, Fernando Haddad (PT), e outros membros do primeiro escalão do governo. Além disso, 39 parlamentares foram convidados para a delegação presidencial.

Confira o que mais deve movimentar a semana:

A volta das comissões mistas

A semana será agitada no Congresso. Isso porque, após três anos com tramitação simplificada por conta da pandemia, as medidas provisórias (MPs) voltarão a ser analisadas por comissões mistas formadas por 12 deputados e 12 senadores.

O rito das MPs foi pivô de uma crise institucional no Legislativo, com os presidentes do Senado e da Câmara, Rodrigo Pacheco (PSD) e Arthur Lira (PP), discordando sobre a transmissão das medidas no Congresso. No fim, venceu Pacheco com a volta das comissões.

Na próxima terça-feira (11), quatro medidas provisórias terão as respectivas comissões mistas instaladas.

Desta forma, os parlamentares vão analisar as MPs que versam sobre: 1) reestruturação da Esplanada dos Ministérios; 2) retomada do voto de qualidade no Conselho Administrativo de Recursos Fiscais (Carf); 3) recriação do Bolsa Família; 4) recriação do Minha Casa Minha Vida.

Arcabouço fiscal vai ao Congresso

A Câmara dos Deputados deve receber na próxima semana o texto do projeto de lei complementar do novo arcabouço fiscal, conjunto de regras e diretrizes de controle das contas públicas.

Lira já indicou que espera que o relator da matéria seja um deputado de seu partido, o Progressista (PP), com capacidade de dialogar com o mercado. A votação da regra fiscal será o teste de fogo da base governista no Congresso, que precisará do voto de 257 deputados e 41 senadores para aprovar o texto.

Além do arcabouço fiscal, também deve seguir para o Congresso uma série de medidas complementares para ampliar a arrecadação do governo federal, o que, segundo o Ministro da Fazenda, Fernando Haddad (PT), é um pressuposto da nova âncora fiscal.

Entre as medidas, está a tributação de apostas esportivas feitas pela internet, que será tema de uma audiência pública na Câmara dos Deputados na próxima quarta-feira (12). Com a proposta, a equipe econômica pretende arrecadar até R$ 15 bilhões por ano.

Compartilhar

WhatsAppTwitterLinkedinFacebookTelegram
Repórter
Jornalista formado pela Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo (ECA-USP), com extensão em jornalismo econômico pela Fundação Getulio Vargas (FGV). Colaborou com Estadão, Band TV, Agência Mural, entre outros.
zeca.ferreira@moneytimes.com.br
Twitter Linkedin
Jornalista formado pela Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo (ECA-USP), com extensão em jornalismo econômico pela Fundação Getulio Vargas (FGV). Colaborou com Estadão, Band TV, Agência Mural, entre outros.
Twitter Linkedin
As melhores ideias de investimento

Receba gratuitamente as recomendações da equipe de análise do BTG Pactual – toda semana, com curadoria do Money Picks

*Ao clicar no botão você autoriza o Money Times a utilizar os dados fornecidos para encaminhar conteúdos informativos e publicitários.

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies.

Fechar