Comprar ou vender?

Magazine Luiza (MGLU3) e Via (VIIA3) derrapam sem sinalização do Copom; ações correm risco?

22 jun 2023, 20:05 - atualizado em 22 jun 2023, 20:05
Magazine Luiza, MGLU3, ações
Magazine Luiza cai cerca de 5% nesta quinta-feira (22) ruim para o Ibovespa (Imagem: Magazine Luiza/Reprodução)

A Bolsa não teve muito o que comemorar nesta quinta-feira (22). Após o Banco Central divulgar um comunicado mais duro sobre a trajetória dos juros no Brasil, sem sinalizações de que o tão aguardado corte da Selic ocorrerá em agosto, o mercado reagiu penalizando os ativos mais sensíveis às taxas, como varejo e construção civil.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Magazine Luiza (MGLU3) foi um dos destaques negativos do Ibovespa no pregão ao cair cerca de 5%. Via (VIIA3) não ficou muito atrás, tendo reportado perdas de 4,60%.

Apesar disso, ambas as ações caminham para se recuperar do baque em 2022. Neste ano, a varejista acumula uma valorização de cerca de 30%, enquanto a dona da Casas Bahia e do Ponto tenta se segurar no campo positivo, com leves ganhos de 4%.

Recuperação em risco?

Magazine Luiza e Via aproveitaram bem a onda de otimismo que se instaurou no mercado em relação aos papéis voltados à economia doméstica. A esperança de proximidade da queda dos juros brasileiros tem favorecido ações cíclicas domésticas, que foram fortemente penalizadas no auge do ciclo de aperto monetário local.

É verdade que o comunicado da última reunião do BC mexeu com o sentimento dos investidores, mas, para alguns agentes do mercado, o movimento visto hoje é natural.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

De acordo com Vanessa Fiorezzi Lui, economista e operadora de renda variável na WIT Invest, o impacto do comunicado é temporário e o mau humor do mercado não se prolongará.

“Como nossas ações ainda estão muito descontadas, esse impacto não deve pesar muito”, defende.

João Piccioni, analista da Empiricus Research, afirma que o mercado está vivendo uma mudança de direção lenta e que depende da divulgação de indicadores de inflação nos próximos dias.

“A gente vai ter o IPCA de junho, que deve mostrar uma deflação. Em seguida, sai o IPCA-15 de julho, que carrega um peso do IPCA de junho. Muito provavelmente, deve vir para baixo. Isso vai definir o verdadeiro caminho que o Copom deve tomar na próxima reunião de agosto”, diz.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
  • Com o balde de água fria do Copom nas perspectivas de corte da Selic, como ficam os setores mais sensíveis à taxa de juros? Uma ação de incorporadora pode abrir oportunidade para ganhar dinheiro com este cenário, descubra qual é aqui. Inscreva-se no nosso canal e fique ligado nas próximas lives, de segunda a sexta-feira, às 12h.

O fundador da Gava Investimentos, Ricardo Brasil, sinaliza um período de tensão no curto prazo para as ações de Magazine Luiza e Via, mas segue com a perspectiva de que o ciclo de aperto monetário está perto do fim.

A Guide Investimentos e a InvestSmart, credenciada pela XP Investimentos, adotam uma visão parecida. Elas não veem avanços significativos para os varejistas de imediato, mas avaliam que o susto desta quinta não será suficiente para reverter a valorização que as duas ações acumularam ao longo dos últimos meses.

“O valuation dessas ações é muito mais sensível à abertura/fechamento da curva de juros do que à decisão de manutenção/corte da taxa Selic”, explica o analista Lucas Rietjens, da Guide.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Gabriel Mantovani, sales trader da InvestSmart, diz que, com os juros futuros já sendo ajustados e com a perspectiva de estabilidade econômica, o impacto negativo pode não ser tão significativo em um horizonte mais amplo.

“Portanto, embora haja a possibilidade de uma correção nos preços no curto prazo, é possível que os papéis se recuperem ao longo do tempo, levando em conta as condições futuras dos juros e a estabilidade do mercado”, aponta o especialista.

  • Quer buscar lucros de até US$ 100 mil nos próximos meses? Casa de análise abre inscrições para grupo de investidores interessados em lucrar com o mercado de criptomoedas. O objetivo é liberar o acesso a uma carteira com ativos digitais com potencial de valorização exponencial. [INSCREVA-SE AQUI]

Ações cíclicas domésticas na carteira

O interesse por ações cíclicas domésticas não está ameaçado. É um movimento que já está acontecendo e não deve mudar por conta do comunicado do Banco Central, avalia a Empiricus.

Na avaliação de Piccioni, investidores ainda vão continuar colocando dinheiro nas ações cíclicas domésticas. O analista cita como exemplo a onda de ofertas subsequentes de ações (follow-on, em inglês) pela qual o mercado está passando agora.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

“Isso, de certa forma, sinaliza que tem apetite do investidor para fazer essa alocação em cíclicas domésticas”, diz.

Magazine Luiza segue como a preferência entre os varejistas do e-commerce brasileiro. A ação está no radar da Empiricus por ter se provado capaz de passar por momentos difíceis antigamente.

“Acho que tem tudo para repetir a dose”, afirma Piccioni. Para o analista, a Via, que está com maiores dificuldades operacionais, não terá fôlego para aguentar a competição do mercado.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Compartilhar

WhatsAppTwitterLinkedinFacebookTelegram
Editora-assistente
Formada em Jornalismo pela Universidade Presbiteriana Mackenzie. Atua como editora-assistente do Money Times há pouco mais de três anos cobrindo ações, finanças e investimentos. Antes do Money Times, era colaboradora na revista de Arquitetura, Urbanismo, Construção e Design de interiores Casa & Mercado.
diana.cheng@moneytimes.com.br
Linkedin
Formada em Jornalismo pela Universidade Presbiteriana Mackenzie. Atua como editora-assistente do Money Times há pouco mais de três anos cobrindo ações, finanças e investimentos. Antes do Money Times, era colaboradora na revista de Arquitetura, Urbanismo, Construção e Design de interiores Casa & Mercado.
Linkedin
As melhores ideias de investimento

Receba gratuitamente as recomendações da equipe de análise do BTG Pactual – toda semana, com curadoria do Money Picks

OBS: Ao clicar no botão você autoriza o Money Times a utilizar os dados fornecidos para encaminhar conteúdos informativos e publicitários.

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies.

Fechar