Comprar ou vender?

Magazine Luiza (MGLU3), Via (VIIA3) e mais: Quais ações se beneficiam da Black Friday?

25 nov 2022, 7:30 - atualizado em 24 nov 2022, 14:43
Black Friday Consumo Ações Mercados
Shoppings, varejistas, empresas de pagamentos e cashback e de vestuário se destacam em época de Black Friday (Imagem: Unsplash/ CardMapr)

As empresas ligadas ao consumo se beneficiam da maior demanda no quarto trimestre, e a Black Friday — que acontece na última sexta-feira de novembro — é um dos fatores que apoiam esse fenômeno, por abrir boas oportunidades para ir às compras.

Segundo os analistas da Terra Investimentos, Régis Chinchila e Luis Novaes, o que difere esse ano é a concorrência com outras datas no calendário.

As datas comemorativas do fim do ano dividem parcialmente as receitas, mas esse ano as atenções também estão sendo divididas com a Copa do Mundo e a repercussão das eleições.

Ainda assim, as ações de algumas tendem a se beneficiar de datas comemorativas como essas, como as incorporadoras de Shoppings, varejistas, empresas de pagamentos e cashbacklojas de vestuário.

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Quais ações se beneficiam da Black Friday?

Shoppings

Além do aluguel pago pelas lojas, os shoppings têm outras fontes de receita que dependem diretamente do consumo, como o aluguel percentual e estacionamentos, explicam os analistas da Terra.

Com as promoções da Black Friday, essas fontes de receitas se tornam mais relevantes no quarto trimestre do ano e impulsionam os resultados das incorporadoras.

Empresa Ticker Preço-alvo Recomendação
brMalls BRML3 R$ 12 Compra
Multiplan MULT3 R$ 30 Neutra
Iguatemi IGTI11 R$ 28 Compra

Varejo

Para a Terra, os varejistas são os que têm mais a se beneficiar com a data especial. “Todos eles aguardam pela Black Friday para atingir volumes maiores de vendas, tendo em vista que
o dia de ofertas é um ponto fixo no planejamento das empresas do varejo”, afirmam.

A data é uma oportunidade de corrigir estratégias que não tenho dado certo ao longo do ano.

Empresa Ticker Preço-alvo Recomendação
Magazine Luiza MGLU3 R$ 7 Compra
Via Varejo VIIA3 R$ 5,10 Compra
Americanas S.A. AMER3 R$ 25 Compra

Pagamentos e cashback

Como o cartão de crédito é um dos meios mais utilizados em compras hoje em dia, a Black Friday também favorece muito as empresas de pagamentos.

Nessa data, segundo a Terra, as vendas tendem a ter um preço médio maior, além dos brasileiros não possuem o hábito de realizar compras à vista.

As empresas de cashback também saem ganhando, tanto pela exposição ao comércio em shoppings quanto no comércio digital.

Empresa Ticker Preço-alvo Recomendação
Méliuz CASH3 R$ 2 Neutra
Cielo CIEL3 R$ 7 Neutra

Lojas de vestuário

Apesar do grande foco da Black Friday ser os produtos com o preço maior, os vestuários também se destaca.

“Muitos consumidores deixaram para renovar seu vestuário em momentos oportunos, como a Black Friday”, avaliam Chinchila e Novaes.

Empresa Ticker Preço-alvo Recomendação
Grupo Soma SOMA3 R$ 18 Compra
Lojas Renner LREN3 R$ 37 Compra

Efeitos da Black Friday no mercado de ações

A Terra avalia que o ano não foi positivo para o consumo e, apesar da melhora no segundo semestre, a conjuntura atual ainda não é favorável para que a população realize grandes gastos.

Portanto, apesar de a Black Friday ser uma data chamativa para os consumidores, há variáveis que colocam incertezas sobre o rendimento do varejo esse ano.

Apesar disso, o mercado tende a reagir mesmo aos menores sinais. “A divulgação de um dado positivo ou negativo sobre a data deve motivar o comportamento dos papéis relacionados em bolsa”, dizem.

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Editora-assistente
Editora-assistente no Money Times e graduanda em Jornalismo pela Unesp - Universidade Estadual Paulista. Entrou para a área de finanças e investimentos em 2021.
giovana.leal@moneytimes.com.br
Editora-assistente no Money Times e graduanda em Jornalismo pela Unesp - Universidade Estadual Paulista. Entrou para a área de finanças e investimentos em 2021.