Política

Maior banco da Argentina diz que inflação deve afetar retornos

19 fev 2021, 17:05 - atualizado em 19 fev 2021, 17:05
Argentina
A carteira de crédito do Banco Galicia está concentrada no setor de consumo (Imagem: REUTERS/Carlos Garcia Rawlins)

Os bancos da Argentina tiveram um 2020 difícil, e a maior instituição financeira do país diz que o setor corre risco de repetir o desempenho.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Embora empréstimos inadimplentes e regulamentações do governo tenham sido os principais culpados pela crise no ano passado, o avanço da inflação será incluído na lista deste ano, de acordo com Fabián Kon, diretor-presidente do Banco Galicia, o maior da Argentina em valor de mercado.

“Se a inflação for alta, há o risco de que os resultados dos bancos caiam para níveis muito baixos ou negativos em termos reais”, disse Kon em entrevista de sua casa em Buenos Aires.

A expectativa é exatamente esta: a inflação na Argentina foi de 36% em 2020 e o Banco Galicia prevê que o índice avance para cerca de 40% neste ano. Isso aumentará os problemas para uma economia abalada por uma recessão agora em seu terceiro ano, o que pode elevar a inadimplência e reduzir a demanda por novos empréstimos. Ao mesmo tempo, extensas regulamentações bancárias têm reduzido as margens de lucro.

A carteira de crédito do Banco Galicia está concentrada no setor de consumo, com destaque para cartões de crédito e crédito pessoal. O desafio de Kon será sustentar a rentabilidade, mesmo que as regulamentações do governo minem esses negócios.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Compartilhar

WhatsAppTwitterLinkedinFacebookTelegram
Por dentro dos mercados

Receba gratuitamente as newsletters do Money Times

OBS: Ao clicar no botão você autoriza o Money Times a utilizar os dados fornecidos para encaminhar conteúdos informativos e publicitários.

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies.

Fechar