BusinessTimes

Maior produtora global de carne suína promete zerar emissões

04 set 2020, 17:00 - atualizado em 04 set 2020, 17:04
Carnes - Smithfield Foods
A indústria de carne está sob pressão de investidores e varejistas para reduzir emissões, mas muitas processadoras enfrentam dificuldades (Imagem: YouTube/SmithfieldFoods)

A Smithfield Foods, maior produtora mundial de carne suína, prometeu zerar as emissões de suas próprias operações, mas não estabeleceu metas mais ambiciosas para sua cadeia de suprimentos.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Embora a empresa com sede em Smithfield, Virgínia, seja a primeira do setor a anunciar publicamente tal objetivo para suas próprias operações, a promessa é menos ambiciosa do que em outros setores, como o plano da Unilever de zerar suas próprias emissões e de seus fornecedores, e o projeto da Microsoft de se tornar negativa em carbono. O plano da produtora de carne suína inclui apenas as emissões relacionadas aos ativos nos EUA.

A indústria de carne está sob pressão de investidores e varejistas para reduzir emissões, mas muitas processadoras enfrentam dificuldades, em parte porque compram animais de fazendeiros terceirizados. A meta da Smithfield provavelmente terá um impacto maior, porque controla cerca de 50% de sua produção de suínos.

“Queremos liderar a indústria nesse aspecto; não há ninguém fazendo isso neste tamanho e escala”, disse Ken Sullivan, presidente e CEO da Smithfield, em entrevista.

Em 2019, a pegada de carbono da produtora de carne suína era de cerca de 1,6 milhão de toneladas para suas próprias operações nos Estados Unidos e no exterior, os chamados Escopos 1 e 2, que incluem combustíveis queimados para movimentar seus veículos e gerar eletricidade em usinas de energia. Esse número não inclui a grande maioria de suas emissões totais, o chamado Escopo 3, que engloba o gerenciamento de dejetos, produção de ração e uso de clientes fora das fazendas pertencentes à Smithfield.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

A nova meta da empresa, anunciada na quinta-feira, visa zerar apenas cerca de 16% de suas emissões totais, de acordo com Stewart Leeth, diretor de sustentabilidade da Smithfield. O objetivo se soma à promessa de cortar as emissões totais, incluindo o Escopo 3, em 25% até 2025.

Para atingir o objetivo, a empresa utilizará técnicas como redução de quilômetros rodados, captura de metano emitido em fazendas de suínos e otimização do uso de fertilizantes em campos usados para produzir ração.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Compartilhar

WhatsAppTwitterLinkedinFacebookTelegram
bloomberg@moneytimes.com.br
As melhores ideias de investimento

Receba gratuitamente as recomendações da equipe de análise do BTG Pactual – toda semana, com curadoria do Money Picks

OBS: Ao clicar no botão você autoriza o Money Times a utilizar os dados fornecidos para encaminhar conteúdos informativos e publicitários.

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies.

Fechar