Pesquisas

Maioria dos brasileiros acredita que epidemia está sem controle e tem medo da Covid-19, mostra Datafolha

19 mar 2021, 12:00 - atualizado em 19 mar 2021, 12:02
Coronavírus
O levantamento foi feito por telefone com 2.023 pessoas de todos os Estados do país nos dias 15 e 16 de março e tem margem de erro de 2 pontos percentuais (Imagem: REUTERS/Amanda Perobelli

O aumento de casos e mortes pela Covid-19 elevou o medo da doença e 79% dos brasileiros acreditam que a epidemia está fora de controle no país, mostrou pesquisa Datafolha divulgada nesta sexta-feira.

De janeiro, quando foi feito o último levantamento, para a pesquisa realizada entre os dias 15 e 16 de março, o índice de entrevistados que tem essa avaliação cresceu 17 pontos percentuais.

Outros 18% responderam que a epidemia no país está “parcialmente controlada”, contra 33% na pesquisa anterior, e apenas 2% responderam que está controlada, ante 3% na sondagem anterior.

O levantamento foi feito por telefone com 2.023 pessoas de todos os Estados do país nos dias 15 e 16 de março e tem margem de erro de 2 pontos percentuais.

O medo de ser contaminado também subiu entre os brasileiros. A pesquisa mostrou que 55% dos entrevistados declarou ter “muito medo” da Covid-19.

Em janeiro, eram 44%. Outros 27% dizem ter “um pouco de medo”, eram 33% antes, e 12% dizem não ter medo, contra 16%, enquanto 7% declararam ter tido a doença, mesmo patamar da pesquisa anterior.

Em pesquisa publicada no início desta semana, o Datafolha mostrou também que aumentou entre os brasileiros a crítica à condução do combate à epidemia pelo presidente Jair Bolsonaro.

O levantamento mostrou que 54% dos entrevistados consideram o trabalho do presidente na área ruim ou péssimo. Em janeiro, esse índice era de 48%.

Giro da Semana

Receba as principais notícias e recomendações de investimento diretamente no seu e-mail. Tudo 100% gratuito. Inscreva-se no botão abaixo:

*Ao clicar no botão você autoriza o Money Times a utilizar os dados fornecidos para encaminhar conteúdos informativos e publicitários.