BusinessTimes

Maioria dos brasileiros entre 16 e 24 anos já aderiu aos bancos digitais

23 jun 2021, 17:50 - atualizado em 23 jun 2021, 17:50
Internet banking E-commerce Fintech
Os bancos digitais são instituições que operam exclusivamente pela internet, permanecendo no ambiente digital. (Imagem: Divulgação)

A digitalização de empresas e serviços é uma tendência que tem crescido cada vez mais, modificando as formas de comprar em diferentes setores.

Várias dessas mudanças têm como intuito facilitar a vida dos clientes e conquistar novos públicos, como é o caso dos bancos digitais, que têm levado seus serviços a uma nova faixa etária e ganhado mais público – tudo pelo uso estratégico da internet e das redes sociais.

Por conta das inovações na área financeira, o conceito de banco digital evoluiu, indo além de uma empresa com internet banking e que oferece serviços digitalizados.

Os bancos digitais são instituições que operam exclusivamente pela internet, permanecendo no ambiente digital.

Novas regulamentações têm facilitado a criação de instituições financeiras digitais, colaborando para o surgimento de mais esse tipo de banco.

Ao criar uma conta em um banco digital, é possível ter acesso aos mesmos serviços disponíveis nos bancos convencionais, como saque e transferência de dinheiro, acesso a um cartão de crédito e movimentações variadas, com a diminuição de taxas, burocracias e mais opções de investimento, por exemplo.

Adesão de público mais jovem

Por conta da forte presença na internet e nas redes sociais, os bancos digitais têm atingido uma faixa de clientes mais jovens.

Segundo pesquisa feita pelo Ipec, encomendada pelo C6 Bank, em abril, 51% dos brasileiros entre 16 e 24 anos já usam mais as novas empresas financeiras digitais do que as tradicionais para as operações do dia a dia, como saques, depósitos e pagamentos.

Essa estratégia foi pensada pelas empresas para garantir a maior adesão de clientes novos, começando por uma faixa etária jovem, mas que eventualmente iria compartilhar as novas descobertas do mundo financeiro com a família e os colegas mais velhos, garantindo também a entrada de uma faixa etária de mais idade no serviço. Além disso, o uso de redes sociais e influenciadores digitais para divulgação foram alguns dos fatores que contribuíram na hora de atingir esse público.

A influência da pandemia nas práticas financeiras

O momento da pandemia também afetou a popularidade dos bancos digitais. A praticidade proporcionada por esse tipo de instituição fez com que eles se tornassem uma opção muito procurada.

Ainda segundo o estudo, 36% dos entrevistados afirmaram ter aberto uma conta em um banco digital desde o início da pandemia. Além disso, 78% deles passaram a usar mais suas contas digitais nesse período e 17% estão há mais de um ano sem visitar uma agência física, por conta da pandemia

Entre os usuários de cartão de crédito, os bancos digitais também são a opção favorita de uma grande parcela dos brasileiros.

Segundo os dados, 45,6% dos consumidores usam principalmente cartões de instituições digitais em pagamentos e compras, em paralelo com os 49,8% que seguem utilizando cartões de bancos tradicionais. A pesquisa entrevistou 2.000 pessoas.

A análise dos dados da pesquisa deixa claro que a digitalização é um caminho essencial para que as instituições físicas continuem garantindo a entrada de novos clientes, além de permitir a praticidade e facilidade em momentos adversos, como o período da pandemia.

Tal tendência aponta para um futuro cada vez mais dominado pelas instituições financeiras digitais, com consumidores mais atentos à sua vida financeira e buscando maneiras de driblar as burocracias.

No mercado há mais de 5 anos, o Money Times é referência em investimentos pessoais, educação financeira, gestão de carreiras e consumo no mercado brasileiro. No Money Times, investidores, analistas, gestores e entusiastas do ambiente econômico brasileiro usufruem de textos objetivos e de qualidade que vão ao centro da informação, análise e debate. Buscamos levantar e antecipar discussões importantes para o investidor e dar respostas às questões do momento. Isso faz toda a diferença.
Twitter Facebook Linkedin Instagram YouTube Site
No mercado há mais de 5 anos, o Money Times é referência em investimentos pessoais, educação financeira, gestão de carreiras e consumo no mercado brasileiro. No Money Times, investidores, analistas, gestores e entusiastas do ambiente econômico brasileiro usufruem de textos objetivos e de qualidade que vão ao centro da informação, análise e debate. Buscamos levantar e antecipar discussões importantes para o investidor e dar respostas às questões do momento. Isso faz toda a diferença.
Twitter Facebook Linkedin Instagram YouTube Site
Giro da Semana

Receba as principais notícias e recomendações de investimento diretamente no seu e-mail. Tudo 100% gratuito. Inscreva-se no botão abaixo:

*Ao clicar no botão você autoriza o Money Times a utilizar os dados fornecidos para encaminhar conteúdos informativos e publicitários.