BusinessTimes

Maioria dos brasileiros entre 16 e 24 anos já aderiu aos bancos digitais

23 jun 2021, 17:50 - atualizado em 23 jun 2021, 17:50
Internet banking E-commerce Fintech
Os bancos digitais são instituições que operam exclusivamente pela internet, permanecendo no ambiente digital. (Imagem: Divulgação)

A digitalização de empresas e serviços é uma tendência que tem crescido cada vez mais, modificando as formas de comprar em diferentes setores.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Várias dessas mudanças têm como intuito facilitar a vida dos clientes e conquistar novos públicos, como é o caso dos bancos digitais, que têm levado seus serviços a uma nova faixa etária e ganhado mais público – tudo pelo uso estratégico da internet e das redes sociais.

Por conta das inovações na área financeira, o conceito de banco digital evoluiu, indo além de uma empresa com internet banking e que oferece serviços digitalizados.

Os bancos digitais são instituições que operam exclusivamente pela internet, permanecendo no ambiente digital.

Novas regulamentações têm facilitado a criação de instituições financeiras digitais, colaborando para o surgimento de mais esse tipo de banco.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Ao criar uma conta em um banco digital, é possível ter acesso aos mesmos serviços disponíveis nos bancos convencionais, como saque e transferência de dinheiro, acesso a um cartão de crédito e movimentações variadas, com a diminuição de taxas, burocracias e mais opções de investimento, por exemplo.

Adesão de público mais jovem

Por conta da forte presença na internet e nas redes sociais, os bancos digitais têm atingido uma faixa de clientes mais jovens.

Segundo pesquisa feita pelo Ipec, encomendada pelo C6 Bank, em abril, 51% dos brasileiros entre 16 e 24 anos já usam mais as novas empresas financeiras digitais do que as tradicionais para as operações do dia a dia, como saques, depósitos e pagamentos.

Essa estratégia foi pensada pelas empresas para garantir a maior adesão de clientes novos, começando por uma faixa etária jovem, mas que eventualmente iria compartilhar as novas descobertas do mundo financeiro com a família e os colegas mais velhos, garantindo também a entrada de uma faixa etária de mais idade no serviço. Além disso, o uso de redes sociais e influenciadores digitais para divulgação foram alguns dos fatores que contribuíram na hora de atingir esse público.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

A influência da pandemia nas práticas financeiras

O momento da pandemia também afetou a popularidade dos bancos digitais. A praticidade proporcionada por esse tipo de instituição fez com que eles se tornassem uma opção muito procurada.

Ainda segundo o estudo, 36% dos entrevistados afirmaram ter aberto uma conta em um banco digital desde o início da pandemia. Além disso, 78% deles passaram a usar mais suas contas digitais nesse período e 17% estão há mais de um ano sem visitar uma agência física, por conta da pandemia

Entre os usuários de cartão de crédito, os bancos digitais também são a opção favorita de uma grande parcela dos brasileiros.

Segundo os dados, 45,6% dos consumidores usam principalmente cartões de instituições digitais em pagamentos e compras, em paralelo com os 49,8% que seguem utilizando cartões de bancos tradicionais. A pesquisa entrevistou 2.000 pessoas.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

A análise dos dados da pesquisa deixa claro que a digitalização é um caminho essencial para que as instituições físicas continuem garantindo a entrada de novos clientes, além de permitir a praticidade e facilidade em momentos adversos, como o período da pandemia.

Tal tendência aponta para um futuro cada vez mais dominado pelas instituições financeiras digitais, com consumidores mais atentos à sua vida financeira e buscando maneiras de driblar as burocracias.

Compartilhar

No mercado há mais de 5 anos, o Money Times é referência em investimentos pessoais, educação financeira, gestão de carreiras e consumo no mercado brasileiro. No Money Times, investidores, analistas, gestores e entusiastas do ambiente econômico brasileiro usufruem de textos objetivos e de qualidade que vão ao centro da informação, análise e debate. Buscamos levantar e antecipar discussões importantes para o investidor e dar respostas às questões do momento. Isso faz toda a diferença.
equipe@moneytimes.com.br
No mercado há mais de 5 anos, o Money Times é referência em investimentos pessoais, educação financeira, gestão de carreiras e consumo no mercado brasileiro. No Money Times, investidores, analistas, gestores e entusiastas do ambiente econômico brasileiro usufruem de textos objetivos e de qualidade que vão ao centro da informação, análise e debate. Buscamos levantar e antecipar discussões importantes para o investidor e dar respostas às questões do momento. Isso faz toda a diferença.